21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Perguntas e respostas sobre o Programa Mais Social

O Governo do Estado lançou o programa Mais Social, que vai prestar atendimento í s famí­lias de Mato Grosso do Sul em situação de insegurança alimentar e nutricional. Regulamentado no dia 16 de abril, o programa está em fase de levantamento dos dados que irão apontar as famí­lias que devem receber o auxí­lio. A titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistáncia Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, ajuda a esclarecer alguns pontos sobre o programa que irá beneficiar 100 mil famí­lias. 

O que é o programa Mais Social?

O Mais Social é um auxí­lio pensado pela equipe do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para atender as famí­lias em situação de vulnerabilidade social, insegurança alimentar e nutricional. O programa vai pagar R$ 200 mensais para beneficiários que tám renda mensal familiar per capita inferior a meio salário mí­nimo. 

Como serão selecionadas as famí­lias? Mais de uma pessoa que mora na mesma casa pode participar?

As 100 mil famí­lias beneficiárias do Mais Social estão sendo extraí­das conforme dados disponibilizados pelo Cadíšnico. Conforme a regulamentação do programa será concedido um benefí­cio por famí­lia.

Quem terá prioridade no Mais Social? 

Menor renda média do núcleo familiar, chefe de famí­lia do sexo feminino e maior número de crianças na faixa etária de 0 a 6 anos com acompanhamento pela Rede Pública de Saúde estão, entre os critérios prioritários no Mais Social.

O programa Mais Social estará presente na minha cidade?

O programa estará presente nos 79 municí­pios de Mato Grosso do Sul e cada municí­pio possui equipes trabalhando com os dados locais para inserção de famí­lias beneficiárias.

Como saber se vou receber o benefí­cio?

Equipes de cada municí­pio farão contato com os beneficiários, portanto é necessário aguardar a visita desses grupos de trabalho que estarão devidamente identificados e respeitando as normas de biossegurança adequadas ao atual momento de pandemia. 

O que posso fazer com os R$ 200,00?

O dinheiro, que será disponibilizado em forma de cartão, poderá ser utilizado em qualquer estabelecimento comercial para compra de comida e de itens de higiene. A compra de bebidas alcoólicas ou cigarros com esse cartão não será permitida. 

Quando começam os pagamentos?

As equipes da Sedhast estão trabalhando muito para que a distribuição dos cartões e o iní­cio dos pagamentos comecem no próximo más.

Quais são os canais oficiais de informação sobre o Mais Social?

Uma das melhores formas de ficar por dentro das últimas informações do programa são as redes sociais (Facebook e Instagram) do Governo do Estado, bem como os sites www.ms.gov.br e www.sedhast.ms.gov.br.

Recebo o Bolsa Famí­lia, posso receber o Mais Social?

Sim. Desde que sua renda não ultrapasse o que estabelece o programa Mais Social.

Posso passar meu benefí­cio do Mais Social para outra pessoa?

Não. O benefí­cio não pode ser transferido para outra pessoa. Muito cuidado também para quem vocá entregará a senha do seu cartão.

Se eu utilizar incorretamente o benefí­cio, posso perder o Mais Social?

Sim. Isso está previsto nas normas do Mais Social. Comprar itens não permitidos é uma das formas de infração ao programa. 

O Mais Social é para sempre?

O Mais Social é um programa permanente, ou seja, mesmo com o fim da pandemia ele continuará em prol das famí­lias do Estado. De tempo em tempo cada situação familiar será reavaliada. Conforme as famí­lias melhorem sua renda, o lugar será ocupado por outra famí­lia mais necessitada.

Fonte: Leomar Rosa, Sedhast

2021-04-27 08:30:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.