26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Parceria entre Rede Solidária e Senai capacita primeira turma de instaladores em energia fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir do calor e da luz solar. Considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável, o mercado que envolve a implantação do sistema cresce a cada dia, principalmente por ser possí­vel reduzir a conta de luz em até 95%.

Acompanhando esse crescimento o mercado busca profissionais capacitados para atender a demanda. Pensando na possibilidade de geração de renda e capacitação, o programa Rede Solidária, desenvolvido pelo Governo do Estado e gerido pela Secretaria de Direitos Humanos, Assistáncia Social e Trabalho (Sedhast), em parceria com o Senai, disponibilizaram o curso de instalação em energia fotovoltaica, e este más finaliza a capacitação da primeira turma de instaladores. No total foram 24 alunos matriculados através da parceria pelo programa Rede Solidária e encaminhados para o Senai.

Foto: Divulgação

;Foi uma oportunidade muito grande para mim, já tenho curso de eletricista, então esse de instalação da energia fotovoltaica veio para complementar. Estou muito animado com as possibilidades que o curso está proporcionando, já tem gente que está trabalhando e também quem vai abrir sua empresa;, relata um dos formandos, Reginaldo Cabral da Silva.

O curso também é uma possibilidade de abertura de micro e pequenas empresas, já que os profissionais podem oferecer mão de obra para instalar as placas, comprar os materiais e fazer manutenção. ;Este curso é uma inovação no mercado, as empresas estão precisando de profissionais capacitados. Eles saem daqui aptos para fazerem avaliações das instalações, das placas solares, seguindo as normas técnicas de segurança. í‰ uma grande porta que se abre;, analisa Rosangela Abdom de Melo, Coordenadora Pedagógica do Senai.

;í‰ uma porta muito grande que se abre para nossos beneficiários. Como a pandemia afetou diretamente nossas atividades, poder dar essa contribuição para as famí­lias nesse perí­odo difí­cil para todos é muito gratificante;, analisa o diretor do Rede Solidária II, Paulo Xavier. Foram trás meses de curso aplicados em duas etapas, teórico, ministrado na sede do Rede Solidária, no bairro Jardim Noroeste, e prático, oferecido na sede do Senai em Campo Grande.

Fonte: Deise Helena, Rede Solidária

2021-02-18 08:22:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.