19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Paraguai inicia plano para flexibilizar quarentena e retomar economia

Paraí­so dos sul-mato-grossenses para compras de produtos importados, o Paraguai deu o primeiro passo para flexibilizar a quarentena total decretada há 41 dias para conter a proliferação do novo coronaví­rus. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (20), o ministro da Saúde Julio Mazzoleni anunciou que o paí­s vai elaborar plano para começar a retomar a economia.

O Paraguai está em quarentena total, com portos, aeroportos e fronteiras fechados. Cidadãos paraguaios no exterior foram impedidos de voltar para casa. Atualmente, 150 aguardam em Foz do Iguaçu (PR) para reingressar ao paí­s.

Paraguaios que moram no paí­s só podem sair de casa se justificar o motivo. Apenas uma pessoa da famí­lia pode sair í s ruas para fazer compras e o controle é feito pela placa dos veí­culos.

Barreiras foram instaladas nas principais estradas que ligam a região da capital Asunción – onde se concentra a maior parte dos casos – í s outras proví­ncias.

Na fronteira com Mato Grosso do Sul, o Exército paraguaio abriu valetas, instalou pontos de bloqueio e até uma cerca de arame farpado foi instalada para separar as cidades-gámeas Pedro Juan Caballero e Ponta Porã (MS). A quarentena tem se mostrado eficiente. Até esta segunda, o paí­s vizinho tem 208 casos confirmados e oito mortes provocadas por covid-19.

Julio Mazzoleni disse que o plano será apresentado ao presidente Mario Abdo Bení­tez e as medidas serão adotadas por etapas. Entretanto, segundo ele, nesta semana a quarentena continua. Sobre as escolas públicas e privadas, informou que não há possibilidade de retorno das aulas antes de 1º de setembro.

Fonte: Helio de Freitas/ Campo Grande News

2020-04-22 09:00:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.