15.1 C
Amambai
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Papa Francisco condena ‘atrocidades’ de casos de pedofilia nos EUA

Investigação na Pensilvânia acusa mais de 300 padres de abusos sexuais e um esforço ‘sistemático’ feito por lí­deres da Igreja para encobrir os crimes

Papa Francisco condenou em uma carta divulgada nesta segunda-feira (20) ;as atrocidades; cometidas por padres na Pensilvânia, nos Estados Unidos, contra mais de 1.000 crianças.

Na semana passada, a Suprema Corte da Pensilvânia divulgou um extenso relatório que lista mais de 300 padres acusados de abuso sexual e detalha o que seria um esforço ;sistemático; feito por lí­deres da Igreja por mais de 70 anos para encobrir os crimes.

;Nos últimos dias foi publicado um relatório que detalha a experiáncia de pelo menos mil pessoas que foram ví­timas de abusos sexuais, de abusos de poder e de consciáncia, cometidos por padres durante quase 70 anos;, escreve o pontí­fice na carta dirigida ao ;Povo de Deus;.


;Embora possamos dizer que a maioria dos casos pertence ao passado, podemos constatar que as feridas infligidas não desaparecerão nunca, o que nos obriga a condenar com força estas atrocidades;, afirma o Papa Francisco.


Há trás dias, o Vaticano já havia expressado ;vergonha e dor; após a revelação dos casos de abusos sexuais na Pensilvânia. Mas, nesta segunda, o Papa Francisco foi mais longe e usou palavras mais duras para comentar o caso.



;Levando em consideração o passado, o que se pode fazer para pedir perdão e reparar o dano causado nunca será suficiente. Levando em consideração o futuro, não se deve descuidar de nada para promover uma cultura que não apenas garanta que tais situações não se reproduzam, mas para que não não encontrem o terreno propí­cio para ocultar-se e perpetuar-se;, disse o pontí­fice.


O Papa também fez um apelo í  comunidade católica por uma mobilização para ;denunciar tudo aquilo que coloca em perigo a integridade de qualquer pessoa;.


Escândalos em diferentes paí­ses


A investigação na Pensilvânia é a mais abrangente sobre abuso sexual da Igreja Católica nos EUA. A investigação de 18 meses cobriu as oito dioceses do estado (Harrisburg, Pittsburgh, Allentown, Scranton, Erie e Greensburg) e segue outros relatórios do júri do estado que revelaram abusos e em duas outras dioceses (Filadélfia e Altoona-Johnstown).

O relatório é divulgado num momento em que a Igreja Católica está lutando para lidar com um escândalo de abuso sexual que afeta a Igreja em diferentes paí­ses.

Na Austrália, um bispo foi considerado culpado de encobrir abuso sexual. No Chile, o Papa foi forçado admitir a pouca atenção que deu a um escândalo de abuso envolvendo um padre e bispos acusados de encobrir seus crimes. Após o escândalo, 34 bispos chilenos colocaram seus cargos í  disposição do papa.

Nos EUA, um proeminente arcebispo foi removido do poderoso Colégio de Cardeais, após surgirem relatos de que havia molestado um coroinha adolescente e vários outros enquanto ascendia nas fileiras da igreja. Enquanto isso, bispos em Boston e Nebraska estão investigando possí­veis casos de abuso sexual em seminários católicos.

Fonte: G1

2018-08-20 18:01:22

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.