21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Pandemia pode aumentar os sonhos turbulentos

Sonhar pode não ser tão tranquilo quanto parece, principalmente durante épocas conturbadas para a humanidade, como uma pandemia. De acordo com o psiquiatra, especialista em medicina do sono e professor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), José Carlos Rosa Pires de Souza, as preocupações do cotidiano refletem diretamente na qualidade do nosso descanso.

“O sono é um fenômeno ativo e de sobreviváncia. Durante o sono, acontecem muitas modificações neurológicas e psicológicas, principalmente nos sonhos. Quando a gente sonha, o cérebro consome até 12% a mais de oxigánio e glicose, do que em vigí­lia”, segundo Souza.

O sono tem várias fases, sendo que a REM é mais profunda e onde ocorrem os sonhos. A sigla vem do inglás Rapid Eye Movement, que significa “movimento rápido dos olhos”. Já o estado de vigí­lia é o estar acordado, como conhecemos todos os dias.

Psiquiatra e professor da UEMS José Rosa Pires de Souza

Para o médico, sonhar muito e nem sempre com enredos tranquilos pode ser um resultado das preocupações do cotidiano. “Nessa época de pandemia é normal que a gente sonhe mais, porque estamos dormindo até mais tarde, o que aumentaria o perí­odo de sono REM. Há também a teoria da continuidade, em que os problemas do dia a dia se manifestariam também í  noite durante os sonhos, por isso mais pesadelos com o ví­rus da Covid-19 e outras modificações”, frisa.

Todo esse processo é de extrema importância para o corpo. “Durante o sono, há o aumento do fluxo sanguí­neo cerebral e ocorre a produção de 85% a mais do que em vigí­lia do hormônio do crescimento. Quando sonhamos também há uma recuperação e solidificação das memórias que serão úteis para aquelas pessoas e a eliminação das memórias que não serão úteis”, indica.

Além disso, segundo Souza, os sonhos podem ter interpretações, mas não tão fáceis quanto as pessoas imaginam. â€œNão dá para ficar interpretando um sonho simplesmente pelo que aconteceu durante o sono. Assim que a pessoa lembra do sonho ela já está envolvendo conteúdos emocionais da vigí­lia, então para compreender há de se ter um estudo bem mais complexo desses sonhos”, pontua.

O perí­odo de pandemia também pode diminuir a qualidade do sono. Segundo o médico, algumas dicas podem ajudar, como evitar dormir í  tarde, caminhar por 40 minutos todos os dias e restringir a ingestão de café e outros estimulantes após í s 18 horas. 

 Fonte: Naiane Mesquita/ Portal do MS

2020-06-18 09:11:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.