19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Onde estão as fazendas com gestão mais digitalizada

Um levantamento mostra as regiões onde estão localizadas as propriedades que mais utilizam ferramentas digitais para gerenciamento do negócio rural. O estudo foi realizado pela Aegro,empresa desenvolvedora de tecnologia para gestão de fazendas. As propriedades que mais se destacam estão nas cidades de Caarapó (MS), Trás Pontas (MG), Maracaju (MS), Luí­s Eduardo Magalhães (BA) e Goiânia (GO).

O levantamento abrange a quantidade de atividades feitas com o software da marca, seja pelo celular ou por um computador, desde a rotina agrí­cola até a administração da propriedade. O monitoramento contempla o uso efetivo do sistema na versão completa. A ferramenta hoje está presente em 4,7 mil fazendas do paí­s, com mais de 2 milhões de hectares gerenciados.

As principais funções utilizadas pelos fazendeiros no perí­odo foram financeiras, como o registro de contas a pagar e a receber, inserção de parcelas dos financiamentos tomados, entre outros. Foram mais de 1 milhão de registros apenas relacionados a despesas e receitas das fazendas.

Em seguida estão as atividades agrí­colas, como rotinas operacionais de plantio, colheita e aplicações, com mais de 400 mil registros, e o lançamento de itens como sementes, defensivos, fertilizantes, entre outros (cerca de 238 mil registros). Lançamentos de abastecimento e manutenções de máquinas também foram bastante efetuados pelos produtores rurais, com quase 200 mil registros no sistema de gestão agrí­cola.

O levantamento mostra ainda que, quanto maior a área da fazenda, maior a tendáncia de compartilhamento no uso das ferramentas disponí­veis no sistema de gestão. Fazendas com até 500 hectares tám em média dois responsáveis pela alimentação e acesso ao aplicativo. Na faixa de até 1 mil hectares, essa média sobe para trás. Já nas propriedades rurais entre 5 mil e 10 mil hectares, são 12 usuários – volume que chega a 26 quando a fazenda tem uma faixa de tamanho acima disso.

No ranking das cidades com as fazendas que concentram operações mais digitalizadas estão ainda Balsas (MA); Guarapuava (PR); Sorriso (MT); Castro (PR); São Paulo (SP); Uberlândia (MG); Primavera do Leste (MT); Campo Verde (MT); Garibaldi (RS); Monte Aprazí­vel (SP); São Miguel do Guaporé (RO); Barueri (SP); Trás de Maio (RS); Araguari (MG); Rio Verde (GO).

Se as fazendas digitalizadas estão em cidades do interior, principalmente, os registros das atividades e o acompanhamento da rotina operacional da propriedade nem sempre é feito diretamente do campo, mas também a partir do escritório.  

No monitoramento de uso geral São Paulo (SP) figura como a cidade com mais usuários ativos do sistema de gestão (são 879), seguido por Brasí­lia (DF), com 768, Porto Alegre (RS) com 728, Luí­s Eduardo Magalhães (BA) com 621 e Goiânia (GO) com 587. 

Fonte: Agrolink

2021-09-15 08:56:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.