32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Novos lotes de vacina chegam a partir do dia 7 de fevereiro em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul deve receber novos lotes de vacina do Ministério da Saúde, entre os dias 7 e 13 deste más, de acordo com informações do secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

Mauro Filho afirma que o governo do Estado comunicou í  Secretaria Municipal de Saúde que a chegada de novas vacinas para a Capital ocorrerá na segunda semana de fevereiro. De acordo com o secretário, caso não cheguem novos imunizantes, o cronograma de vacinação será interrompido até o recebimento de um novo lote.  

“Por isso que segmentamos por idade, para controlarmos o público que temos e quem vai ser vacinado. Assim conseguimos retornar í  imunização a partir da idade em que parou, quando chegarem novas vacinas”, afirma.

Caso sejam entregues mais de 36 mil doses de vacina, o necessário para imunizar todo o primeiro grupo prioritário de idosos, o calendário de vacinação poderá ser antecipado para outros grupos. “Assim conseguimos antecipar o calendário, abrir para idades menores, acima de 75 anos”, frisa o secretário.

O chefe da Sesau ainda relata que, nesta quarta-feira, o drive-thru para vacinação, localizado no Parque Ayrton Senna, será aberto para atender o público. 

“Vamos abrir o drive-thru na quarta para quem fez o cadastro e ver as prioridades. Só estamos esperando as últimas aprovações. Já o polo do Guanandizão será aberto apenas quando o público-alvo for maior”, pontua.

Vacinação

Idosos que fazem parte do grupo prioritário na primeira fase de imunização já podem ser vacinados a partir de hoje. A Prefeitura Municipal de Campo Grande montou uma estratégia para vacinar o grupo de pessoas com 80 anos ou mais em 18 unidades de saúde estratégicas espalhadas pelas sete regiões urbanas do municí­pio.

Para imunização do primeiro grupo prioritário, o governo de Mato Grosso do Sul disponibilizou 3.600 doses da vacina Coronavac, que chegou no último lote do imunizante. Segundo o Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19, da Sesau, idosos com 80 anos ou mais somam 18.015 pessoas na Capital. 

As doses iniciais serão aplicadas seguindo o cronograma de idades estabelecido até os imunizantes esgotarem.

Idosos com idade a partir de 99 anos começarão a ser vacinados hoje em Campo Grande. Foto: ílvaro Rezende/Correio do Estado

De acordo com José Mauro Filho, o governo do Estado orientou que as últimas doses recebidas devem ser utilizadas apenas para a primeira dose, por ser uma quantidade pequena em relação ao total de pessoas que devem ser imunizadas. 

“Neste último carregamento que foi disponibilizado para Campo Grande, 3,6 mil doses, foi orientado utilizar todas as vacinas, não reservar a segunda porque é um número muito pequeno, o que daria para vacinar apenas umas 1.500 pessoas”.

Conforme planejamento estabelecido pela Secretaria, os idosos foram separados por faixa etária e datas em ordem decrescente de idade, para evitar aglomeração nos pontos de vacinação. 

Os locais de vacinação funcionarão de segunda-feira a sexta-feira, das 13h í s 17h, nas 18 Unidades de Saúde Familiar (USFs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clí­nicas da Famí­lia.

A cada dia de fevereiro, uma idade diferente será vacinada, começando por hoje, em que pessoas com idade a partir 99 anos devem ser vacinadas. Amanhã, por exemplo, será a vez dos idosos com 98 anos, seguindo nesse ritmo até sábado, com pessoas a partir de 90 anos.

A partir do dia 15, serão imunizadas pessoas a partir dos 80 anos na seguinte ordem: idosos a partir de 89 anos, na segunda-feira (15); 88 anos, na terça-feira (16); 87 anos, na quarta-feira (17); e assim por diante até sábado (27), quando serão vacinadas as pessoas com idade a partir de 80 anos.

Os locais de vacinação serão distribuí­dos entre as regiões urbanas de Campo Grande.

O atendimento será por demanda espontânea, sem a necessidade de agendamento. No entanto, a Sesau recomenda que as pessoas pertencentes aos grupos prioritários, incluindo os idosos, façam o cadastro no sistema desenvolvido pela prefeitura, por meio do site vacina.campogrande.ms.gov.br, para agilizar o processo de identificação no dia da vacinação. 

Vacinação no Estado

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), desde o iní­cio da campanha de imunização, 44.152 pessoas foram vacinadas contra Covid-19 em Mato Grosso do Sul. O porcentual de vacinados em relação í  população do Estado é de 1,57% de cobertura, maior entre os estados do Paí­s.  

Ao todo, foram vacinados em MS 24.409 profissionais de saúde, 18.058 indí­genas, 1.533 idosos institucionalizados e 152 pessoas com deficiáncia que vivem em residáncias inclusivas, o que representa 39,02% da meta de imunização dos grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

Os municí­pios com mais imunizados são Campo Grande, com 8.796 doses aplicadas, Dourados, 3.623, Amambai 2.467, Aquidauana, 2.209, e Trás Lagoas, 1.613.

Fonte: Ana Karla Flores/ Correio do Estado

2021-02-01 09:08:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.