19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Na abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa, Reinaldo Azambuja destaca a retomada vigorosa do MS

Foto: SubcomO governador Reinaldo Azambuja destacou em Mensagem í  Assembleia Legislativa os indicadores que colocam Mato Grosso do Sul entre os estados mais competitivos do paí­s e a perspectiva de uma “vigorosa” retomada do crescimento. Em tom de agradecimento, já que essa é a última mensagem do governador por ocasião da abertura do ano legislativo, Reinaldo Azambuja destaca o respaldo dos parlamentares estaduais e da bancada federal, além do suporte institucional dos demais poderes.

;Sinto-me profundamente honrado por ter sido eleito para exercer, por dois mandatos consecutivos, o cargo de governador (…), terra onde nasci e constitui minha famí­lia. Reservo-me no direito de expressar meu reconhecimento e gratidão pelo apoio incondicional que recebi nesse perí­odo desse Parlamento e dos demais poderes constituí­dos, dos gestores e servidores públicos estaduais e da sociedade sul-mato-grossense”.

Diante dos indicadores positivos “nas áreas fiscal, socioeconômica, saúde, segurança pública, educação e a transparáncia, posso afirmar que esta gestão entrega um Estado melhor do que recebeu em 2015, apesar das crises internas e externas, fiscais e de saúde pública, que enfrentamos”, diz o governador.

“Destaco que o Estado tem cumprido suas obrigações financeiras rigorosamente”, medida que permitiu a Mato Grosso do Sul elevar suas posições quanto í  solidez fiscal no ranking nacional e í  capacidade de pagamento, além de garantir nota 10 em transparáncia, recuperando a credibilidade e a confiança do investidor”.

Por conta da credibilidade, MS atraiu um volume “expressivo de novos investimentos, o que lhe possibilitou gerar, no ano de 2021, o dobro de empregos em relação ao ano de 2020”, destaca o governador em sua Mensagem í  Assembleia Legislativa, ressaltando, ainda, a parceria com os municí­pios no enfrentamento í  pandemia e para a vacinação contra a Covid-19. Desde o iní­cio da imunização, Mato Grosso do Sul se posiciona entre os cinco estados que mais rápido vacinaram a população, chegando a liderar a campanha.

Reinaldo menciona, entre os indicadores, as avaliações que mostram MS como o Estado com maior volume de investimentos públicos per capita e a 8ª posição no ranking ESG (ambiental, social e governança).

“Mato Grosso do Sul está realizando uma das mais vigorosas retomadas econômicas, do paí­s, com programas sociais voltados í s famí­lias mais vulneráveis e aos segmentos produtivos mais impactados pelas medidas restritivas.

Com o equilí­brio das contas e a “plena recuperação da capacidade de investimentos, Mato Grosso do Sul avança no campo das polí­ticas públicas essenciais. A regionalização da saúde chega í  sua fase final e já permite a realização de cirurgias complexas em todas as nossas regiões, em 33 hospitais espalhados pelo Estado”.

Reinaldo lembra que apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, o governo implantou uma nova rede de escolas em tempo integral, que representa praticamente 40% da Rede Estadual de Educação. Segundo os indicadores, MS é também o Estado que mais investe em bolsas de doutorado com recursos estaduais e é o segundo maior investidor em bolsas de pós-graduação.

A segurança pública também é outra área em que Mato Grosso do Sul se destaca ao se avaliar o desempenho de todos os estados nesta e na gestão anterior. Reinaldo menciona os novos centros de inteligáncia, a redução nos í­ndices de criminalidade, alto percentual de elucidação de homicí­dios e apreensões recorde de drogas.

“Mato Grosso do Sul tem a polí­cia que mais elucida homicí­dios no Brasil, possui o maior número de presos trabalhando e é considerado o quarto Estado mais seguro do paí­s”, destaca o governador.

Parcerias Público-Privadas

O governador lembra na mensagem í  Assembleia Legislativa que além das iniciativas do governo para modernizar a infraestrutura do Estado, as Parcerias Pública-Privadas (PPPs) são estratégicas para os investimentos em obras estruturantes nos setores energético e saneamento básico. “Mato Grosso do Sul já alcançou 100% de oferta de energia em todo o seu território, tendo atendido, inclusive, toda a grande região pantaneira com o projeto Ilumina Pantanal”, destaca o governador.

Outros dois grandes investimentos pelo modelo de PPP estratégicos mencionados pelo governador na mensagem aos deputados é a universalização do saneamento básico e as infovias, que vão conectar o Estado por fibra ótica, reforçando a infraestrutura do Estado que já dispõe de 3.195 km de estradas não pavimentadas e rodovias asfaltadas interligadas a todos os sistemas produtivos, uma logí­stica fundamental para que Mato Grosso do Sul continue se posicionando no topo dos estados mais competitivos do Brasil.

“O Mato Grosso do Sul de hoje é melhor para viver e investir, pois oferece excelentes oportunidades aos seus habitantes, disponibilizando serviços públicos acessí­veis e de qualidade, além de polí­ticas públicas consistentes em todas as áreas.

Agradecimento

O governador Reinaldo Azambuja reforçou a importância do respaldo polí­tico e legislativo aos acertos em seus dois perí­odos de governo, especialmente nos momentos em que foram necessárias a adoção de medidas duras.

“Reitero minha gratidão a cada parlamentar dessa Casa de Leis pela parceria na defesa e na aprovação de projetos essenciais para Mato Grosso do Sul, mesmo aqueles que configuravam a tomada de medidas árduas voltadas a garantir a sustentabilidade da máquina pública estadual. Também tenho muito a agradecer a nossa bancada Federal, que incessantemente defendeu os interesses da população do Estado, de forma muito alinhada í  gestão deste Governo”.

Reinaldo também destacou a maturidade e o fortalecimento das relações institucionais em Mato Grosso do Sul, condição para que o Estado avance do ponto de vista social e em relação ao crescimento econômico. “Respeito, integração e grande convergáncia em torno de interesses coletivos são valores que bem definem a relação institucional com os demais poderes e instituições (…) Cada um com suas competáncias e agendas próprias, mas todos trabalhando de forma harmônica e coordenada para a construção de um Estado melhor, mais justo e com oportunidades para todos”.

“Esta gestão não teria superado os inúmeros desafios enfrentados ao longo desses 7 anos de mandato se não tivesse um quadro de secretários, diretores-presidentes e servidores valorosos e diferenciados na linha de frente no atendimento í  população, que aceitaram o desafio de mudar a história da gestão pública neste Estado (…)”, diz o governador, mencionando o modelo de governança por meio de contratos de gestão como o mais ideal e reforça que o trabalho no oitavo e último ano de sua gestão (2022) será com a mesma disposição “como se estivesse começando”, e fica renovado o objetivo de “entregar í  próxima gestão um Estado organizado, produtivo e muito mais justo”.

Fonte: Edmir Conceição, Subcom

2022-02-02 10:23:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.