Municípios do Cone Sul permanecem em alerta e reforçam estrutura e prevenção

A equipe linha de frende da Vigilância Epidemiológica de Amambai durante realização de swab em paciente com suspeita de covid-19. No caso da foto, o teste deu negativo para o novo coronavírus. Foto Divulgação/Gazeta News

Ao todo, Mato Grosso do Sul registrou 39 mortes de pessoas contaminadas com o novo coronavírus (Covid-19). Destas, apenas uma ocorreu no Cone Sul do estado, no município de Iguatemi no dia 7 de junho. A vítima foi um senhor de 84 anos que sofria com Hipertensão.

Em comparação com as demais regiões, autoridades sanitárias e profissionais da saúde do Cone Sul do Estado declaram que o os municípios estão sob controle, mas permanecem em alerta e recomendam que a população siga à risca as medidas de isolamento e higiene para evitar que mais casos sejam registrados na região.

Em cada município, há equipes de profissionais que fazem a coleta e encaminhamento de materiais de casos suspeitos, autoridades divulgam boletins diários ou quando há casos suspeitos e confirmados para a população, sempre reforçando a necessidade do uso de máscaras, higienização das mãos, de objetos pessoais, além de conscientizar a população dos riscos de aglomerações.

Este é o caso, por exemplo, do município de Eldorado. Até nesta segunda-feira, dia 15, nenhum caso foi confirmado da doença. “O prefeito faz vídeo diário informando e orientando a população sobre a Covid-19 e tem dado certo. A população está bem consciente sobre a pandemia”, declarou um morador do município.

Além do município de Eldorado, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, e Japorã não possuem nenhum caso confirmado de coronavírus. Já as cidades que mais registraram casos da doença no Cone Sul são: Naviraí (36) e Mundo Novo (15).

Na cidade de Dourados, localizada há 130km de Amambai, ao contrário dos municípios do Cone Sul, o coronavírus tem se disseminado de forma rápida. Conforme vídeo divulgado pela Prefeitura de Dourados, as autoridades sanitárias associam o aumento dos casos ao baixo índice de isolamento, consequência da falta de conscientização da população em geral. 

Nesta segunda-feira, a Prefeitura publicou um novo decreto proibindo aglomerações de pessoas em qualquer local, inclusive nas residências, sob pena de infração ao artigo 268 do Código Penal. “Dourados apresenta 1.138 casos infectados, no qual 805 ainda estão ativos (...) e os índices de isolamento social ainda são muito baixos”, declarou Mantovani, representante da Prefeita Délia Razuk, durante live transmitida por meio do Facebook da Prefeitura de Dourados.

Estrutura

Atualmente nenhum município do Cone Sul possui Unidades de Terapia Intensiva (U.T.I) para tratar casos graves e por isso tem buscado instalar respiradores nas unidades de saúde, para atender  eventuais emergências. Em Amambai, com a articulação do poder público e apoio de empresários, o Hospital Regional conta hoje com 6 respiradores disponíveis.

Em alguns municípios, como Aral Moreira, Paranhos e Japorã não há nenhum respirador, conforme levantamento realizado pelo Grupo A Gazeta. Confira o Mapa abaixo.

Arte: Grupo A Gazeta

No Mato Grosso do Sul há no total 199 leitos de UTI adultos e 10 pediátricos divididos entre os municípios de Ponta Porã, Dourados, Campo Grande, Nova Andradina, Três Lagoas, Corumbá e Aquidauana.

Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, dia 15, até o momento Mato Grosso do Sul conta com 19,6% dos leitos de UTI ocupados. O boletim também informa que há 50 novos leitos em processo de ampliação.

Na última sexta-feira, dia 12, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou que MS ganhará 30 novas UTI’s e 90 novos leitos clínicos exclusivamente para combate à Covid-19.  De acordo com matéria divulgada pelo site oficial do governo, o secretário Estadual Geraldo Resende informou que as novas estruturas estão sendo doadas pela empresa JBS com objetivo de auxiliar a saúde pública. Com esta doação o Cone Sul passará a contar com 5 vagas de UTI’s no município de Naviraí. As demais serão assim distribuídas: 15 no Hospital Universitário da UFGD, e 10 no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (Campo Grande).

Confira o número de casos de coronavírus confirmados no Cone Sul até o momento:

Naviraí -  54

Mundo Novo – 23

Caarapó - 8

Amambai - 7

Iguatemi - 6

Itaquiraí - 3

Tacuru - 2

Paranhos – 1

Juti - 1

Fonte: Boletim Epidemiológico Covid-19 do dia 18/06/20.

- Matéria publicada na edição impressa do Jornal A Gazeta do dia 16 de junho

Fonte: Raquel Fernandes/ Grupo A Gazeta