23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Multa em dobro? Motoristas alegam que novo CTB prejudica os brasileiros

Condutores alegam que novo Código de Trânsito Brasileiro prevá a cobrança dobrada e multas. Entenda o que aconteceu.

Arte: DivulgaçãoO novo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) está em vigor desde o primeiro semestre do ano passado, mas alguns trechos ainda causam dúvidas nos motoristas. Recentemente, um boato de que a legislação prevá o pagamento de multas em dobro ganhou bastante destaque.

Esse rumor tem como base um trecho que realmente existe na lei, mas as coisas não acontecem conforme relatado por quem tem espalhado a notí­cia. Para simplificar a questão, nenhuma multa gerada por infração de trânsito está sendo cobrada duas ou mais vezes.

Afinal, o que diz o CTB?

As novas regras preveem que multas aplicadas em veí­culos de pessoas jurí­dicas podem ter seu valor dobrado em uma situação muito especí­fica. Isso ocorre apenas quando a empresa se recusa a identificar o motorista que cometeu a infração.

Ou seja: se a companhia dona do automóvel informar í s autoridades de trânsito quem estava dirigindo no momento em que a regra foi quebrada, a cobrança será feita com o valor normal. Contudo, se preferir não identificar o condutor, a punição terá valor dobrado.

E as pessoas fí­sicas?

Essa é a única circunstância em que o pagamento em dobro é previsto, no caso de veí­culos de pessoas jurí­dicas (empresas). A lei não atinge pessoas fí­sicas, o que significa que o motorista comum não precisa ficar com medo de receber uma “super multa”.

Fonte: Edital Concursos Brasil

2022-07-06 09:26:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.