19.8 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

MS vai receber projeto piloto de encoleiramento em massa de cães para combater leishmaniose

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) articula com o Ministério da Saúde a implantação de projeto piloto em trás municí­pios do Estado que prevá a colocação em cachorros de coleiras com repelente contra o mosquito de leishmaniose.

O Ministério da Saúde elencou 132 cidades no Brasil elegí­veis para participarem do programa, baseados na incidáncia de leishmaniose visceral em humanos. Trás municí­pios em mato Grosso do Sul estão aptos para ingressar no programa, Trás Lagoas, Corumbá e Campo Grande.

A SES se reuniu nesta quarta-feira com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Campo, onde foram definidos os primeiros bairros que irão compor o programa.

Na reunião foram escolhidos os bairros Pioneiro, Jardim Batistão, Nova Campo Grande, Mata do Segredo, Universitário e Jardim Veraneio. Em Campo Grande a previsão inicial é colocar em 15 mil cães a coleira com repelente contra o mosquito de leishmaniose.

A Secretaria de Estado de Saúde irá realizar reunião com representantes de Corumbá e Trás Lagoas para definir a quantidade de animais e os bairros que farão parte do programa.

O projeto-piloto do Programa Federal de Controle da Leishmaniose Visceral (Calazar), tem como objetivo o encoleiramento em massa de cães com coleiras impregnadas com deltametrina a 4%, principio ativo repelente e inseticida recomendado pela Organização Mundial da Saúde como uma das principais formas de controle da doença.

As coleiras serão distribuí­das gratuitamente pelo governo, de casa em casa, acompanhadas por um exame de sangue de rotina, realizado regulamente para diagnosticar a evolução da doença na comunidade canina.

A previsão é que a partir de janeiro de 2022 inicie a implantação do programa, após a adesão dos municí­pios.

A Secretaria de Estado de Saúde registrou neste ano 18 casos de leishmaniose visceral em humanos e quatro óbitos. Em 2020 foram registrados 120 casos da doença e sete óbitos.

Fonte: Airton Raes, SES

2021-05-21 07:58:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.