21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

MS tem menor percentual de pessoas afastadas do trabalho pelo distanciamento social

Mato Grosso do Sul permanece com o menor percentual de pessoas afastadas do trabalho pelo distanciamento social, medida recomendada diante da pandemia do coronaví­rus, no comparativo aos outros 23 estados.

Conforme PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicí­lio) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica) em novembro, dos 1,22 milhão de ocupados, 53 mil estavam afastados do trabalho que tinham na semana de referáncia, das quais 19 mil estavam afastados devido ao distanciamento social, representando queda de 9,5% em relação a outubro e 80,4% em relação a maio. Esse é o menor contingente da série.

Estes indicadores vám apresentando quedas sucessivas desde o iní­cio da pandemia, í  medida em que as restrições de isolamento vão sendo abrandadas. A redução dos afastamentos do trabalho devido í  pandemia também pôde ser verificada através da redução da proporção de pessoas afastadas por este motivo no total de pessoas ocupadas, que de outubro para novembro, passou de 1,7% para 1,5%. Em maio, este percentual era de 8,2%. O percentual é, novamente, o menor do paí­s.

MS registra queda no número de pessoas que não conseguiram buscar trabalho devido í  pandemia

A pandemia e o isolamento social fizeram com que as pessoas não buscassem trabalho mesmo querendo trabalhar e não tendo ocupação. Os dados mostram que este número vem caindo más a más. A população fora da força de trabalho, em novembro, foi estimada em 789 mil pessoas. Deste total, 196 mil (24,8%) gostariam de trabalhar, mas não buscaram trabalho, e 9,4% (74 mil) não buscaram trabalho devido í  pandemia ou í  falta de trabalho na localidade, mas gostariam de trabalhar. Sendo assim, registrou-se queda de 10,8% frente a outubro, entre as pessoas que embora quisessem trabalhar não o fizeram como principal motivo a pandemia ou a falta de trabalho na localidade.

Percentual de pessoas ocupadas trabalhando remotamente tem queda em novembro Mato Grosso do Sul tem o correspondente a 50 mil pessoas de pessoas ocupadas e não afastadas que trabalham de forma remota. Isso corresponde a 4,3% da população ocupada e não afastada do estado. Este percentual apresentou redução de 20,6% em relação a outubro, que foi de 5,4%.

Em termos comparativos, no Brasil são cerca de 7,3 milhões trabalhando remotamente, acumulando uma redução de 15,8% no número de pessoas em trabalho remoto desde o iní­cio da pesquisa, em maio.

Fonte: Douradosnews

2020-12-24 10:19:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.