23 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

MS tem 111 mil jovens fora da escola e do mercado de trabalho

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica) revelou que Mato Grosso do Sul tem aproximadamente 111 mil jovens com idade entre 15 e 29 anos na chamada geração “nem-nem”. Trata-se de pessoas que não estão ocupadas no mercado de trabalho, estudando ou se qualificando.

Esses dados fazem parte da Pnad Contí­nua, suplemento Educação, realizada em 2018, descrita como uma sí­ntese de indicadores sociais com análise das condições de vida da população brasileira. Nela é sistematizada “um conjunto de informações sobre a realidade social do Paí­s, a partir de temas estruturais de grande relevância para a construção de um quadro abrangente sobre as condições de vida da população brasileira”.

No caso dos 111 mil jovens sul-mato-grossense fora da escola e do mercado de trabalho, o instituto aponta que esse grupo, que representa 18% da população do estado nessa faixa etária. Ressalva, porém, que o termo “nem-nem” tornou-se controverso “e, por isso, seu uso vem sendo evitado”.

Segundo o IBGE, naquele ano Mato Grosso do Sul apresentou a 4ª menor taxa de pessoas de 15 a 29 anos de idade que não trabalhavam e não estudavam. “Assim, houve uma redução em relação í  2017, cujo percentual era de 18,9%”, detalha.

O levantamento acrescenta que, com relação aos jovens que só estavam trabalhando e não estavam estudando, o estado tem o 3º maior percentual do paí­s, com 39,9%. “Entre os estudantes que só estudavam, o percentual foi de 25,9%, e aqueles que estudavam e trabalhavam foi de 16,2%”, detalha.

No entanto, o Estado figura com a 3ª menor taxa de desocupação do paí­s, evolução no comparativo com 2017, quando tinha a 6ª menor. “Na comparação por sexo, a taxa foi maior entre as mulheres (9,5%) do que a dos homens (6,7%); por cor ou raça, a taxa de desocupação entre pessoas pretas ou pardas foi de 8,9%, enquanto que das pessoas brancas foi de 6,6%”, acrescenta o IBGE.

Fonte: Dourados News

2019-11-06 15:25:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.