21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

MS se torna um dos cinco maiores produtores de peixe do Brasil

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio de cessão onerosa liberou a Mato Grosso do Sul, a produção de tilápia no lago da hidrelétrica de Porto Primavera, na cidade de Brasilândia interior do estado. Com o novo espaço destinado í  produção, MS poderá ficar entre os cinco maiores produtores de peixe do Brasil.

O termo que concede a autorização foi assinado na última sexta-feira (04), durante a cerimônia de entrega de casas em Campo Grande. A solenidade foi conduzida pelo secretário nacional de Pesca e Aquicultura, Jorge Seif Júnior, junto í  ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Jorge Seif Júnior destaca que a iniciativa irá promover o desenvolvimento do setor da Piscicultura em MS. “Cedemos um espaço fí­sico da União em lago de hidrelétrica, para produção de tilápia em MS, o que permite que o empresário que licitou esta área possa produzir pescado neste local e assim aumentar sua competitividade”, afirmou o secretário via assessoria.

Segundo o secretário, a medida irá alavancar a produção e fazer com que Mato Grosso do Sul figure entre os cinco maiores produtores do paí­s. “Mato Grosso do Sul agora vai passar de 60 mil toneladas por ano e vai chegar entre os cinco maiores produtores do Paí­s. Isto gera empregos e renda para toda região”, enfatizou.

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina acredita que a cessão onerosa irá contribuir na geração de empregos em Mato Grosso do Sul. “Irá ampliar a produção de pescado para uma região importante do Estado, que é a Costa Leste. Isto representa desenvolvimento da economia local”, destacou via assessoria.

Governador do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), também esteve presente na solenidade, e ressaltou que a liberação de área federal permitirá a utilização da lâmina d´água pela iniciativa privada, o que contribui para ampliação da produção de tilápia. “Podemos sair de 19 mil toneladas, para mais de 60 mil toneladas. Isto gera empregos, crescimento econômico e oportunidades”, explicou o governador.

Para o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a iniciativa irá ocasionar o desenvolvimento da produção de peixe no Estado, na primeira assinatura, foi autorizado o uso de mais de 120 hectares de domí­nio da União.

“Foram autorizados mais de 120 hectares, podendo chegar a 500 hectares para produção. Isto representa empregos na região, aumento da produção e ainda consolida a nossa meta, que é final de todo este processo estar entre os cinco maiores produtores de peixe do Paí­s”, destacou o secretário.

Jaime Verruck considera que a medida é uma evolução no setor, e ressalta que tem relação direta com o programa estadual “Propeixe”, que visa ampliar a produção e exportação do produto no Estado. Conforme a assessoria, o programa ainda institui o apoio í  viabilidade de crédito e recursos financeiros ao setor, além de premiar os produtores.

Fonte: Lethycia Anjos/ Capital News

2021-06-07 08:56:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.