26.5 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

MS registra 239 mortes violentas no semestre

O Estado de Mato Grosso do Sul registrou 239 mortes por crimes violentos de janeiro a junho desse ano. Os números, divulgados anteontem (01) são do Monitor da Violáncia, uma ferramenta do site G1 com o Núcleo de Estudos da Violáncia da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo a pesquisa, a quantidade de mortes violentas caiu cerca de 0,3% se comparado ao mesmo perí­odo do ano passado.

Em janeiro foram 46 assassinatos,enquanto em fevereiro foram 33, em março foram 41, em abril 35, em maio 37 e em junho 47 mortes violentas. No ano passado, o Estado registrou 481 crimes dessa natureza. De acordo com o secretário de Segurança Pública Carlos Videira, em Mato Grosso do Sul os grupos que mais matam são os que atuam no tráfico de drogas nas fronteiras com o Paraguai e Bolí­via. Segundo ele, a repressão ao crime acontece com a forte ação das forças policiais e grupos especializados e capacitação do efetivo.

De acordo com o doutor em sociologia da USP e professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), os grupos de pessoas que mais morrem em MS em 2018 são jovens de 15 a 29 anos, especialmente negros. Outro dado importante é que do total de mortes registradas em 2017 no Estado (7.424), quase 4 mil foram em decorráncia de arma de fogo.

índices reduzidos

Em relação a 2016 e 2017, houve uma redução no número de homicí­dio no Estado, cerca de 9%. Ao apresentar o balanço de 2017, o Governo do Estado destacou que o mapa que mede a violáncia lista MS como o terceiro estado mais seguro do Paí­s.

Brasil

Conforme a pesquisa, o Brasil registrou uma queda de 22% nas mortes violentas no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo perí­odo de 2018. Apesar da diminuição, o número de assassinatos, porém, continua alto. O dado mostra que há uma morte violenta a cada 12 minutos no Brasil – 118 por dia, em média. Em seis meses, houve 21.289 assassinatos, contra 27.371 no mesmo perí­odo do ano passado. São 6 mil a menos.

Estupro e morte

Nesse final de semana em Dourados a Polí­cia Civil apreendeu seis adolescentes acusados de estuprar e matar uma jovem de 22 anos. O corpo de Carolaine Espí­ndola foi encontrado num canavial na Reserva Indí­gena.

Sérgio Moro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, atribuiu a queda no número de mortes violentas no paí­s a esforços de governos locais e do governo federal, citando recordes de apreensão de drogas e transferáncia de chefes de facções criminosas para presí­dios federais como medidas que surtiram efeitos nos í­ndices de criminalidade.

Moro também afirmou ao G1 que o governo está com uma polí­tica de tentar retomar o controle de vários presí­dios do paí­s. ;O mérito é também do governo federal porque assistimos basicamente a uma redução da criminalidade em todo o paí­s, o que nos leva a crer que existe uma causa nacional para a redução da criminalidade. Entre elas, recordes de apreensão de drogas, especialmente cocaí­na pela Polí­cia Federal, pela Polí­cia Rodoviária Federal, e o incremento da polí­tica de transferáncia e isolamento das lideranças criminosas;.

Fonte: Dourados Agora

2019-09-03 09:18:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.