19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

MS recebe Copa Brasil de Paracanoagem e grandes nomes da modalidade

Fernando Rufino, o

Fernando Rufino, conhecido como ;Cowboy de Aço;, é natural de Eldorado e criado em Itaquiraí­ – Crédito: DivulgaçãoO Parque das Nações Indí­genas, em Campo Grande, vai receber a primeira etapa da Copa Brasil de Paracanoagem, nos dias 25 e 26 de março. Grandes nomes da modalidade estarão na capital sul-mato-grossense, entre eles os medalhistas paralí­mpicos Fernando Rufino (Cowboy de Aço), Giovane Vieira (Pantera Negra), Caio Ribeiro e Luí­s Carlos Cardoso.

As provas, divididas em oito categorias (KL1, KL2, KL3, VL1, VL2, VL3, KLT1 e KLT2), no feminino e masculino, servirão como seletiva nacional os eventos internacionais da temporada: a Copa do Mundo e o Campeonato Mundial de Paracanoagem, que acontecerão, respectivamente, em Poznan (Polônia) e Halifax (Canadá).

Esta é a primeira vez que uma competição nacional de paracanoagem será realizada no estado. “Mato Grosso do Sul é um dos destaques nacionais no esporte paralí­mpico e estamos muito felizes de receber uma competição desse peso, com a presença de campeões paralí­mpicos, como o nosso Fernando Rufino, que tanto nos orgulhou nas Paralimpí­adas de Tóquio”, destaca o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

“Um evento desse tamanho vem colocar Mato Grosso do Sul como referáncia nacional em realizações de eventos. O estado já é destaque através dos resultados dos seus atletas, nacional e internacionalmente, e vem também se consolidando, nos últimos anos, na realização de eventos de grande porte”, frisa o presidente da CBCa, Rafael Girotto.

Astros da paracanoagem

A Copa Brasil terá a presença de astros da modalidade. Um dos destaques é o sul-mato-grossense Fernando Rufino, conhecido como “Cowboy de Aço”. Natural de Eldorado e criado em Itaquiraí­, o paratleta chegou ao Japão, no ano passado, para brilhar e alcançou o maior feito da paracanoagem brasileira até hoje em Jogos Paralí­mpicos, conquistando a tão esperada medalha de ouro. Em sua primeira participação, Rufino faturou o ouro nos 200 metros da classe VL2 (canoa havaiana para atletas com deficiáncia fí­sica), chegando í  melhor marca da história da prova (53s077).

Giovane Vieira, o “Pantera Negra”, também remará nas águas do Parque das Nações Indí­genas. O atleta de 23 anos também medalhou na Tóquio-2020, trazendo a prata para o Brasil nos 200 metros da classe VL3 (canoa). Quem também ficou com a prata foi Luí­s Carlos Cardoso, nos 200 metros KL1 (caiaque), outro que buscará, em Campo Grande, classificação aos torneios internacionais deste ano.

Já Caio Ribeiro brilhou na Paralimpí­ada sediada no Rio de Janeiro, em 2016, sendo o primeiro o brasileiro da história a subir ao pódio nessa modalidade, que estreou no programa daquela edição. Ele faturou a medalha de bronze na classe KL3, na prova de 200 metros. O público poderá acompanhar de perto as provas da Copa Brasil.

Fonte: Dourados News

2022-03-17 08:15:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.