27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

MS plantou menos da metade do milho e segue com trabalhos atrasados, relata Famasul

Foto: Pixabay

Guilherme Dorigatti/ Notí­cias Agrí­colas 

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul) divulgou seu Boletim Semanal da Casa Rural, indicando novos reportes sobre as lavouras do estado. De acordo com o levantamento, o Mato Grosso do Sul já plantou 46% da sua segunda safra de milho em 2023.  

Mesmo com o avanço semanal, a semeadura do cereal está 25,8 pontos percentuais atrás em relação ao registrado no mesmo perí­odo da safra passada 21/22 e 31,3 pontos percentuais atrasada na comparação com a média das últimas cinco safras.  

Para esta nova temporada, a Famasul estima uma a área total plantada de 2,325 milhões de hectares, 5,39% a mais do que 2022, e uma produtividade média estimada de 80,33 sacas por hectare, totalizando uma produção projetada de 11,206 milhões de toneladas, o que seria 12,28% menor do que o atingindo no ciclo passado.    

“O cenário de atraso na colheita da soja subsequente afeta a cultura do milho segunda safra no estado de Mato Grosso do Sul. O atraso na operação de semeadura no estado pode afetar algumas regiões no desenvolvimento da cultura, podendo ocorrer intempéries climáticas (estiagem, geada e queda de granizo). O produtor deve estar atento ao zoneamento agrí­cola de risco climático e verificar se a propriedade ou região possui histórico de condições climáticas ruins antes de semear”, pontua a publicação.    

Por fim, os técnicos da Federação apontam que 72,2% do plantio deverá ser concentrado no perí­odo entre 17 de fevereiro e 24 de março, o que é considerado a melhor janela de semeadura para o estado.

2023-03-16 08:58:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.