23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

MS está entre os estados em que mais mulheres são assassinadas no Brasil

(Foto: EBC)

EnfoqueMS

Os dados levantados pelo Monitor da Violáncia mostram, mais uma vez, um aumento no número de ví­timas de feminicí­dio no Brasil. Em 2022, ao menos 1.410 mulheres foram assassinadas em razão de seu gánero. Mato Grosso do Sul, juntamente com Rondônia, é considerado são com o maior í­ndice de homicí­dios de mulheres e de de feminicí­dios do paí­s.

Mato Grosso do Sul apresenta taxa de 8,3 de homicí­dios de mulheres por 100 mil habitantes. Já o feminicí­dio é de 3,5, o que representa aumento de 40% dos casos em 2022.

O Estado é destaque negativo ainda em outros dois indicadores: as taxas de ocorráncias de mortes de mulheres (veja as taxas de todos os estados no final desta reportagem). Esse indicador é importante porque ele mede a incidáncia do crime em relação í  população de cada estado – e não apenas o número absoluto de mortes.

Em nota, a Delegacia Especializada de Atendimento í  Mulher de Campo Grande afirmou que tem uma taxa de resolução de feminicí­dios de 100%, incluindo a prisão dos autores. De acordo com o órgão, há policiais treinados capazes de atuar contra a violáncia de gánero e prestar atendimento humanizado 24h por dia. Ressaltou ainda que faz ações de prevenção, como as palestras, em vários setores da sociedade.

Por fim, a DEAM afirmou que “a violáncia contra a mulher deita raí­zes no sistema patriarcal e no machismo estrutural”.

“Desta forma, entendemos que, ainda que tenhamos a atividade de Polí­cia Judiciária sendo executada de forma eficiente e como forma de atividade precí­pua da 1ªDEAM/CG/MS aliada as diversas palestras de conscientização e sensibilização ministradas pela Delegacia Especializada, operações de prevenção e repressão (cumprimentos de mandados de prisão e de busca e apreensão) não são suficientes, se a mudança não ocorrer no âmbito cultural da sociedade, na desconstrução do machismo, do patriarcado e da misoginia, combatendo a cultura da desigualdade de gánero.”

2023-03-08 08:23:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.