14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

MS elegeu deputada federal mais jovem do PT no Brasil

Aos 27 anos, Camila Jara foi eleita com 56.552 votos.

(Foto: Arquivo pessoal/Camila Jara)Entre os 68 deputados e deputadas federais eleitos pelo Partido dos Trabalhadores nas eleições de 2022, Mato Grosso do Sul é responsável por eleger a mais jovem em todo o paí­s: com 27 anos, Camila Jara faz parte da nova geração do partido e representa a tão comemorada renovação polí­tica.

Camila passou a ser considerada a nova cara da esquerda em MS ao ser eleita vereadora de Campo Grande em 2020, cidade que deu mais de 60% dos votos a Bolsonaro em 2018. Mais jovem e única mulher na Câmara Municipal, mostrou habilidade para fazer polí­tica em um território aparentemente hostil e foi quem mais apresentou e aprovou projetos.

Com o mandato considerado o mais produtivo e destaque polí­tico de 2021, Camila se credenciou para representar a renovação do partido também em Brasí­lia: foi eleita deputada federal e vai compor a ampliação de cadeiras do PT-MS ao lado de Vander Loubet, eleito para seu 6º mandato.

Durante a comemoração da vitória, realizada na secretaria do MST-MS, Camila Jara fez questão de reafirmar seu compromisso com os movimentos sociais. “Nós vamos mostrar que o Congresso Nacional é um espaço de luta. Em MS, vai ter reforma agrária, vai ter demarcação das terras indí­genas, vai ter luta social. O povo quer viver, não apenas sobreviver”, afirmou.

Aproveitou também para declarar seu sentimento de gratidão aos apoiadores e voluntários de campanha. “Eu só posso agradecer a cada um que se dedicou e acreditou que é possí­vel fazer diferente. Nossa luta não é fácil, mas lutam melhor os que tám belos sonhos, e os nossos sonhos são de esperança e de desejo de uma sociedade mais justa”. 

Mais mulheres na polí­tica

Além de ser a mais jovem entre os parlamentares petistas, Camila Jara é também a única mulher da bancada de Mato Grosso do Sul. Ampliar a representatividade das mulheres nos espaços de poder é, inclusive, uma de suas bandeiras: é idealizadora do Coletivo Elas Podem, cujo intuito é inspirar mulheres e meninas a serem o que quiserem através do desenvolvimento de suas potencialidades.

Entre as pautas que Camila Jara defende e vai levar para a Câmara Federal também estão a redução das desigualdades, a defesa dos direitos das mulheres e das minorias e as causas ambientais.

Durante a campanha para deputada federal foram formados grupos de discussão de propostas em diversas áreas, o que resultou em um documento com mais de 100 ideias para ajudar a reconstruir o Brasil. Camila agora trabalha para garantir a eleição do presidente Lula no segundo turno destas eleições.

Fonte: EnfoqueMS

2022-10-05 08:23:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.