19.8 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Ministra deve visitar áreas afetadas por estiagem

Tereza Cristina vai visitar propriedades de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Foto: Bruno Souza/OP

A ministra Tereza Cristina visitará nesta quarta-feira (12/01) e quinta-feira (13/01) propriedades afetadas pela estiagem nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul. No dia 12, a ministra percorrerá a região de Santo í‚ngelo (RS) e Chapecó (SC). No dia 13, serão visitadas propriedades em Cascavel (PR) e Ponta Porã (MS).

Os estados são afetados por forte seca e já tám muitas cidades em situação de emergáncia. Também há perdas significativas em culturas como soja e milho e dificuldades de abastecimento de água para o gado de corte e leiteiro. No Rio Grande do Sul algumas lavouras de milho tám perdas de 100%, especialmente na metade Norte. Na semana passada cerca de 5% da soja ainda não havia sido plantada no Estado. Em Santa Catarina, os problemas mais severos estão nas regiões Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste. A safra catarinense de milho grão e silagem deve quebrar em 12,2%. Já no Paraná, o Deral estima perdas de 40%, reduzindo a safra de grãos de 21 para 13 milhões de toneladas. No Mato Grosso do Sul a safra já foi reduzida em 600 mil toneladas pela Aprosoja. O percentural de lavouras em estado ruim supera 970 mil hectares. 

No começo do más autoridades da agricultura nos estados pediram ajuda ao Ministério da Agricultura. Diante do cenário, o Mapa avalia a possibilidade de intermediar com as instituições financeiras a prorrogação do pagamento das dí­vidas dos produtores desses estados, além do estudo de apoio de crédito adicional aos produtores dos municí­pios em que o estado de emergáncia foi decretado pelo Governo Federal. Em 2021, a cobertura de seguro rural disponibilizada pelo Mapa foi recorde. O ministério aplicou R$ 1,181 bilhão. Desde 2018, o investimento e a área segurada no paí­s triplicaram.

Fonte: Agrolink

2022-01-11 10:25:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.