21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Mato Grosso do Sul teve clima de deserto em agosto, mas chuva aliviou a baixa umidade

Após dois dias de chuva, o calor voltou em Mato Grosso do Sul para encerrar o más mais seco do ano. A umidade relativa do ar foi semelhante ao clima desértico, com valores abaixo de 17%, mas houve acumulado significativo de chuva.

O balanço climático foi elaborado pela meteorologista Valesca Fernandes, responsável pelo Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). A unidade está vinculada a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Campo Grande registrou umidade relativa de 13% no dia 21 de agosto, sendo a menor do más. Os municí­pios de Coxim, Sonora e São Gabriel do Oeste tivera mí­nima de 8% em 28 de agosto. Mas, 20 municí­pios do Estado ficaram com umidade menor de 20% neste dia. Situação considerada crí­tica para a saúde humana.

Os dois dias de chuva trouxeram alí­vio para Mato Grosso do Sul e precipitações consideráveis. Em Campo Grande houve registro de 43,6 milí­metros, mas a cidade com maior registro de chuva é Bela Vista com 75,6 milí­metros, seguida por Ponta Porã com 61,2 milí­metros.

Para setembro a previsão até o dia 07 é de possibilidade de chuva fraca de até 10 mm para a região sudoeste devido a atuação de frente fria. Entre 7 e 15 de setembro, há probabilidade de chuvas com acumulados variando de 5 a 20mm na maior parte do estado devido a passagem de frente fria.

Fonte: Semagro

2021-09-01 08:15:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.