19.8 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Mato Grosso do Sul pode ter nova tempestade de poeira

Foto de Alexandre Carvalho, Caarapó (MS) 

Ao longo do domingo, 24 de outubro,  áreas de instabilidade voltam a espalhar fortes temporais no estado de Mato Grosso do Sul. í‰ uma combinação de fatores: um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul e uma frente fria que passa na altura do Sudeste e canaliza a umidade que vem da Região Norte e atravessa o estado.

A forte incidáncia de temporais gera risco iminente de vendaval e a possibilidade de levantamento de poeira novamente. Os modelos meteorológicos indicam 75mm para Campo Grande em poucas horas no domingo. De forma geral, o estado deve registrar entre 50 e 80 mm

Nuvem de poeira

O tempo seco dos últimos dias no estado provocou queda na umidade do solo. O centro, norte e oeste do estado registram valores entre 10 e 40% de umidade em solo. O lençol freático está muito baixo e o solo superficial seca rapidamente.

A combinação destes fatores: chegada de temporal, vendavais, e solo seco gera a possibilidade da formação de nova nuvem de poeira, mesmo que de forma menos intensa que a observada na última semana.

Fonte: Clima Tempo

2021-10-22 08:25:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.