30 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Mara Caseiro defende a inclusão de assistentes sociais e veterinários no grupo prioritário de vacina contra a Covid-19

Com a gravidade da pandemia do novo coronaví­rus e da contribuição í  população, dos profissionais de Assistáncia Social e Medicina Veterinária, a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), solicitou ao governador Reinaldo Azambuja e ao secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a inclusão desses profissionais, bem como de agentes da IAGRO (Agáncia Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS), nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19.

Segundo a parlamentar, esses trabalhadores contribuem diretamente

para o atendimento das demandas imediatas da população, além de serem reconhecidos como profissionais de saúde, por meio da Resolução n. 287, do Conselho Nacional de Saúde (CNS). ;O primeiro grupo, composto pelos assistentes sociais, são profissionais que reconhecidamente atuam na linha de frente em diversas polí­ticas sociais, com destaque para as polí­ticas de saúde e

assistáncia em todos os ní­veis de complexidade, mantendo ininterrupto o atendimento í  população nas unidades básicas de saúde, consultas feitas na rua, atendimento domiciliar, ambulatorial, urgência e emergáncia, UPAS, hospitais de pequeno, médio e grande portes. A particularidade e importância dos trabalhos ininterruptamente prestados pelos assistentes sociais í 

sociedade os expõe a um risco elevadí­ssimo de contaminação pelo Covid-19;, disse ela.

No mesmo sentido, a deputada estadual ressaltou o trabalho dos médicos veterinários que, diariamente, integram equipes de atenção básica í  saúde em diversos municí­pios, além de atuarem na defesa e vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, ambiental e centros de controle de zoonoses. ;Não há dúvida de que este grupo, assim como o anterior, está permanentemente exposto ao elevadí­ssimo risco de contaminação no desempenho de suas funções essenciais;.

Por fim, a deputada falou dos agentes que laboram nos postos de fiscalização da IAGRO. ;Eles atuam nas barreiras sanitárias de postos de fiscalização instalados em rodovias do território sul-mato-grossense, serviços estes importantí­ssimos para o Estado e que não podem ser interrompidos;, afirmou.

Diante das informações, a parlamentar pediu celeridade na inclusão desses profissionais como público alvo prioritário de vacinação contra Covid-19.

Fonte: Tavane Ferraresi- Assessoria Dep. Mara Caseiro

2021-04-07 15:58:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.