Lígia Borges destaca com orgulho a trajetória vitoriosa do amambaiense campeão brasileiro do lançamento do dardo Yuri Benites

As fotos relembram momentos da trajetória vitoriosa de Yuri Benites. (Fotos: Decom e Divulgação)

Em contato com a reportagem do grupo A Gazeta, a profissional de educação física e vereadora Lígia Borges (PSDB) retratou com orgulho a trajetória vitoriosa do atleta indígena amambaiense Yuri Moreira Benites, várias vezes campeão estadual, campeão brasileiro e campeão Sul-americano de atletismo na prova do lançamento do dardo. 

No decorrer do mês de maio Yuri conquistou para Amambai e consequentemente para o Mato Grosso do Sul, mais um título nacional ao faturar a medalha de ouro na prova do lançamento do dardo no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20, disputado em Bragança Paulista, estado de São Paulo. 

“Yuri Benites sempre nos deu orgulho. Quando assumi a secretaria de esportes ele se destacava nos jogos Intercolegiais. Após isso levou o nome do nosso município ao pódio nos Jogos Escolares Estaduais, se tornando assim um fenômeno do lançamento de dardo”, disse Lígia ao ressaltar que durante sua gestão como secretária em Amambai, com total respaldo do prefeito, Dr. Edinaldo Bandeira, a Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura) sempre buscou ajudar em tudo que era necessário para o atleta participar das competições, apoiando desde a parte de documentação, até no deslocamento, entre outras ações. 

“Nosso prefeito Dr. Bandeira sempre foi um apoiador incondicional do esporte”, ressaltou Lígia ao lembrar que o servidor municipal Aristides Rodrigues Nunes, o “Tidinho”, lotado na Sedesc, foi a pessoa que sempre esteve acompanhando o atleta Yuri durante deslocamentos e em competições. 

“Também temos que destacar a secretária de educação Zita Centenaro, a Escola Estadual Mbo’eroy Guarani Kaiowá, onde Yuri estuda, Wender chefe de transportes, os motoristas que acompanhavam e especialmente ao professor de educação Miller Samorio, que é o grande responsável pelo avanço do esportista do Yuri”, disse Lígia ao ressaltar que apoio, incentivo, dedicação, treinamento e reconhecimento foram e sempre serão as peças fundamentais para todo esse sucesso de Yuri Benites nas pistas de atletismo no Estado, no Brasil e até no exterior. 

Fonte: Vilson Nascimento / Grupo A Gazeta