24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Inmet alerta para onda de calor e umidade abaixo de 12% em Mato Grosso do Sul

Foto: Saul Schramm

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu diversos alertas para Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (20). Um deles é para onda de calor e os outros trás alertam para os riscos da baixa umidade que possui ní­veis diferentes para cada região.

A cor vermelha, que sinaliza o risco considerado mais grave, alerta para a umidade relativa do ar que pode ficar abaixo de 12% em alguns municí­pios da região pantaneira, norte e leste. Essa condição oferece elevados riscos de incándios florestais e também í  saúde, como doenças pulmonares, dores de cabeça e etc. 

Página do Inmet alerta para onda de calor e baixa umidade em MS

As orientações principais são: tomar bastante lí­quido, evitar atividades fí­sicas que podem ser nocivas com o tempo seco, evitar exposição ao sol, usar hidratantes corporais e umidificar os ambientes. Evite bebidas diuréticas como café e álcool também estão na lista de recomendações. 

O aviso considerado de grande perigo é válido para  20 municí­pios das regiões pantaneira, norte e leste: ígua Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocáncia, Paraí­so das íguas, Paranaí­ba, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selví­ria, Sonora e Trás Lagoas. 

Já o alerta laranja sinaliza perigo para umidade do ar que pode variar entre 20% e 12%, oferecendo risco de incándios florestais e í  saúde vale para 52 municí­pios do Estado incluindo a Capital. Apenas a região sul e parte da região sudoeste estão no alerta amarelo para umidade do ar entre 30% e 20%, onde é baixo o risco de incándios e a saúde. 

A onda de calor vale para todo o Estado e avisa para que as temperaturas devem ficar em média 5ºC acima da média por um perí­odo de 02 até 03 dias. 

Alertas Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul conta com um serviço de SMS que dispara alertas diversos para o cidadão cadastrado. 

O serviço oferecido gratuitamente é uma ferramenta importante pois os alertas vám com orientações. Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residáncia. 

A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluí­dos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada. 

Vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas.

Fonte: Mireli Obando, Subcom 

2021-09-20 15:59:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.