19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Hospital Regional de Mato Grosso do Sul recebe 18 mil doses de Polimixina B

A chegada de 18 mil doses de Polimixina B traz um alí­vio para as várias famí­lias de pacientes que necessitam do antibiótico de amplo espectro para minimizar as infecções acometidas por bactérias multirresistentes, muito comuns no uso prolongado de ventiladores mecânicos.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que foram tomadas todas as ações necessárias para garantir o abastecimento de medicamentos. “Nunca deixamos de suprir o Hospital Regional em todos os insumos.  Houve problemas de desabastecimento mundial de certos medicamentos. Fizemos todo o possí­vel para garantir o fornecimento desses medicamentos”, disse.

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul sofre desde novembro do ano passado com a falta desse antibiótico, devido a demanda mundial ocasionada pela pandemia do novo coronaví­rus. Em dezembro as empresas enviaram ao HRMS ofí­cios relatando a dificuldade para a fabricar a Polimixina B, alegando que a aquisição dos insumos, provenientes da China, estavam cada vez mais difí­ceis de viabilizar.

Há alguns contratos vigentes de Polimixina B no HRMS; uma das empresas chegou a fracionar a entrega em várias parcelas e fez o último envio do medicamento em março deste ano, deixando de entregar outros trás 3 lotes. De acordo com o diretor-presidente do HRMS, Lí­vio Viana de Oliveira Leite, a empresa foi notificada, multada, e mesmo assim, não cumpriu com o contrato. “Temos empenhos, e entregas em atraso e infelizmente as fabricantes dão sempre a mesma resposta: falta de matéria prima para produção. O Ministério Público já foi acionado, as empresas multadas, conforme cláusulas contratuais, mas infelizmente as entregas ainda estão em atraso”.

Uma força-tarefa do Setor de Compras do HRMS fez buscas nos processos e empenhos e encontrou uma distribuidora que aceitou honrar o contrato atrasado, entregando 18.505 ampolas do medicamento. Lí­vio Viana Leite informou que há outros processos legais de aquisição de medicamentos em curso no Hospital Regional. “Foi feita uma busca nos processos em aberto e vimos a possibilidade de adquirir os medicamentos em falta nos nossos estoques, entrando em contato com as empresas para negociar novas datas de entrega, algumas empresas aceitaram e outras cancelaram os compromissos, dessa forma, conseguimos uma carga suficiente do antibiótico para nossos pacientes não ficar sem tratamento. Até o fim do más outra empresa deve enviar uma nova remessa com mais 18 mil ampolas de Polimixina B”, destaca Lí­vio Leite.

Fonte: Rodrigo Ostemberg, HRMS

2021-08-10 14:33:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.