23.9 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Há 26 anos nascia o Jornal A Gazeta em Amambai

No dia 3 de junho de 1994, o jornalista e empresário Clesio Damasceno Ribeiro comemorava a circulação da primeira edição do Jornal A Gazeta. Clesio trouxe de Umuarama, Paraná, todos os equipamentos  que precisava para montar um jornal:  uma impressora Planeta e uma linotipo, máquinas que utilizavam o sistema de tipografia para a impressão de jornais.

Sua empresa foi instalada primeiramente em um prédio alugado, localizado na Rua da República, 356, próximo a Escola Fernando Corráa da Costa. A proprietária do prédio,  Delfina Amaral do Santos, está hoje com 103 anos e com uma memória incrí­vel. Ela conta que ficou curiosa para ver o resultado do trabalho de todo aquele maquinário, quando alugou o prédio para Clesio. “Quando li a primeira edição, eu gostei muito e desde então não parei mais de acompanhar. Eu fui a primeira fã desse jornal. O Clesio sempre foi um rapaz muito batalhador, trabalhava até de madrugada para que o jornal ficasse pronto cedo”, conta.

Para Dona Delfina o jornal é muito importante para o municí­pio de Amambai e toda a região e conta que só parou de ler, quando começaram as limitações de sua visão. Sua filha, Fátima de Jesus, contou í  equipe de reportagem, que durante uma consulta, Dona Delfina disse ao médico, que queria voltar a enxergar bem por dois motivos: para conseguir fazer os seus crochás e também para ler o jornal A Gazeta.

Ao longo dos anos, o Jornal que dona Delfina viu nascer foi se modernizando e crescendo, tornando-se o principal veí­culo de informação do Cone Sul do Estado, abrangendo 15 municí­pios da região. Em conjunto com o Jornal, os serviços gráficos também começaram a se expandir até se tornar referáncia no estado de Mato Grosso do Sul. 

Desde abril de 2004, o impresso passou a contar com a veiculação mensal do Jornal Gazeta Educação, que atualmente já se tornou um grande aliado da educação amambaiense, pois além de textos informativos e matérias que abordam temas importantes para a Educação do municí­pio, o jornal leva í s instituições de ensino um pouco do trabalho que tem sido realizado em cada escola.

Meios Digitais

Aliado ao impresso do Grupo A Gazeta também veio o sistema digital com agazetanews, hoje o principal site de informação da região, uma referáncia para o Estado. Um passo a mais nessa estratégia digital foi a criação do site agazetaconesul, que possibilita uma plataforma de noticias para cada municí­pio onde o jornal circula, dando maior destaque aos temas locais de cada cidade.

Unindo tudo isso í  rede social, todo o material produzido pelos profissionais da Gazeta chega ainda mais longe, através das postagens no facebook, instagram e whatsapp, atingindo um incalculável número de leitores.

O diretor do Jornal a Gazeta, Clesio, agradece a todos os leitores e anunciantes que fizeram e fazem parte da história do Jornal A Gazeta.

“O mundo muda, o tempo não para, tudo evolui. Hoje vivemos um desafio muito grande nessa época de Pandemia do Corona ví­rus, onde não sabemos, ao certo, como será o mundo pós Covid-19. O que sabemos é que temos de reinventar a cada dia e nunca deixar apagar o entusiasmo e o foco em manter o nosso canal de comunicação. A Gazeta vai continuar crescendo e evoluindo com a tecnologia, sendo o principal veí­culo de comunicação da nossa região.”, finaliza.

 

Homenagem í  Delfina Amaral dos Santos

O Grupo A Gazeta agradece a dona Delfina Amaral dos Santos, de 103 anos, por todo apoio e carinho, que sempre dedicou ao Jornal A Gazeta. Para nós, é motivo de orgulho saber que a senhora se recorda dos primeiros capí­tulos dessa jornada de 26 anos. A senhora também faz parte dessa história! Obrigado, Dona Delfina!

Capa da primeira edição do Jornal A Gazeta veiculada no dia 3 de junho de 1994.

Fonte: Clesio Ribeiro e Raquel Fernandes/ Grupo A Gazeta

2020-06-03 13:11:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.