19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Grupo de Trabalho apresenta novas alternativas para solucionar falta de água nas aldeias de Dourados

Foto: Comunicação da Vice-Governadoria

Comunicação da Vice-Governadoria

Um projeto inovador está sendo construí­do em parceria do Governo do Estado e a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) para solucionar um problema que se arrasta há mais de 30 anos na maior reserva indí­gena do Estado, em Dourados, que é a falta de água para a comunidade.

O Grupo de Trabalho (GT), composto por representantes do Governo do Estado, Sanesul, DSEI (Distrito Sanitário Especial Indí­gena), Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indí­gena) e Funasa (Fundação Nacional de Saúde), vem buscando soluções e alternativas para extinguir este problema nas aldeias Jaguapiru e Bororó. No 3º encontro do GT que aconteceu na última quinta-feira (9), na Sanesul em Campo Grande, foi apresentada mais uma etapa do trabalho de análises, diagnósticos e ações.

Ações emergenciais estão acontecendo desde o dia 3 de março, na tentativa de amenizar o problema em locais bem crí­ticos e entregar água a população indí­genas das aldeias Jaguapiru e Bororó. Paralelo a isso, um projeto mais robusto, orçado inicialmente em R$ 25 milhões, está sendo construí­do.

De acordo com a secretária-adjunta da Setescc (Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Viviane Luiza, todo o trabalho, assim que for finalizado, será apresentado ao Governo Federal, ente responsável por fornecer água nas aldeias.  â€œAlém disso estamos buscando nova reunião com a participação do MPF (Ministério Público Federal) e Funai (Fundação Nacional dos Povos Indí­genas), que deve acontecer em breve, para desenvolverem em conjunto com o Governo do Estado ações sociais na comunidade indí­gena e conscientizar esses órgãos federais sobre a importância da ação do Grupo de Trabalho nas comunidades indí­genas do Mato Grosso do Sul”, explicou.

A Sanesul que havia ficado encarregada de fazer o levantamento da situação real nas aldeias de Dourados já tem atuado de forma emergencial no local.  Foram feitos, desde que o GT foi estabelecido, levantamentos prévios, as necessidades foram detectadas e orçamentos para soluções definitivas e emergenciais para o abastecimento de água, foram apresentados. “Isso faz parte de uma boa vontade, um esforço em conjunto do Governo do Estado, cuja Sanesul é representante, na tentativa de resolver este grave problema”, explicou o presidente da empresa, Renato Marcí­lio da Silva.

Resolver o problema que assola famí­lias indí­genas da maior Reserva Indí­gena de Mato Grosso do Sul tem sido prioridade do vice-governador Barbosinha, que atende determinação do governador do Estado, Eduardo Riedel. 

“Estamos dispostos a atuar em todas as frentes levando cidadania, assistáncia, infraestrutura e segurança pública para as comunidades indí­genas de Mato Grosso do Sul. Temos esse problema que persiste há mais de 30 anos e estamos empenhados em buscar alternativas imediatas enquanto as análises e levantamentos são feitos. A competáncia desse abastecimento das comunidades, dos quase 25 mil indí­genas, é do Governo Federal, mas o nosso Governo não está de braços cruzados. Vamos buscar alternativas, apresentá-las e buscar parcerias, afinal essas pessoas são nossa gente, são nossos irmãos indí­genas”, defendeu o vice-governador Barbosinha.

2023-03-10 15:42:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.