32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Governadores pelo Clima: Reinaldo Azambuja destaca desenvolvimento sustentável de MS

Governadores do Norte e do Centro-Oeste se reuniram virtualmente nesta quarta-feira (26) para debater maneiras de potencializar a bioeconomia e a geração de empregos nos estados, promovendo o desenvolvimento sustentável do Paí­s. Na videoconferáncia, o governador Reinaldo Azambuja pontuou polí­ticas públicas do Governo do Estado que tám contribuí­do para o crescimento econômico, social e ambiental de Mato Grosso do Sul.

“Temos uma grande agenda de sustentabilidade. A principal delas objetiva neutralizar a emissão de gás carbônico (causador do efeito estufa) até 2030. Nós criamos esse programa inovador em 2016, no qual temos dado toda ánfase para transformar Mato Grosso do Sul em um estado carbono neutro, contribuindo com o meio ambiente”, destacou.

Reinaldo Azambuja ainda destacou o programa estadual de substituição de pastagens degradadas por áreas de integração lavoura-pecuária-floresta, que dá ganho econômico e ambiental ao Estado. “Tí­nhamos um grande volume dessas pastagens degradadas e nós incentivamos a integração lavoura, pecuária e floresta. Agora, estamos com mais de dois milhões de hectares nesse programa”.

Sobre bioeconomia, o governador deu exemplo de atividades desenvolvidas no Pantanal. “Temos comunidades locais que durante anos preservaram o bioma patrimônio da humanidade. Hoje, temos a produção da carne orgânica no Pantanal que dá ganhos ao produtor e respeita o ecossistema;, disse. “Essa deve ser a tônica: organizar cadeias produtivas com sustentabilidade, que permite manter o bioma em pé e agregar qualidade de vida í s comunidades”, afirmou.

Para o governador de Mato Grosso do Sul, a agenda da sustentabilidade deve envolver todos os entes públicos e privados. “Precisamos ter percepção e olhar o Brasil como um todo. Temos tudo para organizar sistemas produtivos respeitando particularidades. Temos que acelerar essa agenda com iniciativa privada e com pesquisadores, sabendo da importância que os biomas brasileiros tám para o mundo”, defendeu.

Governadores pelo Clima

O encontro estratégico do grupo “Governadores pelo Clima, etapa Norte e Centro-Oeste” foi convocado pela organização Centro Brasil no Clima (CBC) e reuniu gestores do Acre, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará.

Também participaram os secretários Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar-Semagro) e Ricardo Senna (adjunto Semagro). Governadores e secretários de outros estados, além de representantes da União Europeia, também integraram os debates.

Fonte: Bruno Chaves, Subcom

2021-05-27 10:16:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.