30.2 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Frio e seco: inverno deve ter frentes rápidas e pouca chuva em MS

O inverno em Mato Grosso do Sul deve ser de severa estiagens e frio em 2021. O prognóstico da estação indica frentes frias rápidas e fracas, além de perí­odos que podem chegar a 40 dias sem chuva, caracterí­stica do inverso sul-mato-grossense.

Segundo o prognóstico elaborado do pelo meteorologista Natálio Abrahão, a estação apresenta dias frios pela manhã e geadas no exrtremo sul quando associados a massas de ar polares e dias com calor e umidade relativa baixa. ;í‰ comum manhãs com as temperaturas mí­nimas abaixo dos 20 graus;, traz o documento.

O inverno começa em 20 de junho e vai até 22 de setembro. ;O primeiro dia da estação do inverno é o mais curto do ano, dez horas. Mas a noite tem a duração mais longa, 14 horas. Com o avanço da estação, os dias vão aumentando seu perí­odo de tempo, aos poucos;, diz. 

As frentes frias, quando atingirem MS, não devem ser intensas e não demorarão muito na região. Quando conseguirem avançar devido aos chamados bloqueios atmosféricos, vão trazer nebulosidade, pouca chuva, umidade relativa do ar alta e nevoeiros.

A previsão não descarta, no fim de junho, queda mais intensa nas temperaturas e possibilidade da primeira geada no Estado. Em relação í s chuvas, não são esperados valores dentro da média no más de julho, devendo permanecer abaixo de 35 mm (milí­metros). No entanto, em agosto, chuvas mais frequentes devem ocorrer no centro-sul do Estado.

Nessas localidades, o perí­odo de chuva deve ficar dentro ou pouco mais acima das suas médias. Nas demais regiões a tendáncia é de valores abaixo do esperado.

Em setembro, até o final da primeira quinzena, em todo o Estado, os í­ndices de chuvas serão abaixo das médias com chuvas mais organizadas
após a segunda semana a partir do sul para o centro de MS. As temperaturas serão elevadas e a umidade relativa do ar em valores mí­nimos de
alerta.

Nevoeiros e geadas

Conforme indica Abrahão, as previsões é que os nevoeiros serão repetitivos e vão ocorrer, muitas vezes, no centro-sul do Estado, principalmente entre Ponta Porã e Amambai. Além disso, as geadas serão com valores abaixo dos 4ºC e umidade alta com orvalho se congelando e formando geadas em locais mais baixos ou serranos.

As chances de ocorráncia de geadas entre Campo Grande e Sete Quedas, no extremo-sul de MS, é de 60% em final de junho e, de 70%, em
meados de julho. Ponta Porã, Amambai, Dourados, Paranhos, Eldorado, Mundo Novo, Maracaju, Rio Brilhante e Sete Quedas, cidades situadas no centro-sul, devem registrar valores de temperaturas abaixo de 7ºC.

Fonte: Midiamax

2021-06-13 18:10:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.