19.8 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Frente fria dá boas-vindas a primavera e ameniza clima em Mato Grosso do Sul

Junto com a primavera que começa na próxima terça-feira (22) chega também a expectativa de mudanças no clima seco e quente que predomina sobre grande parte do Paí­s provocando inclusive queimadas de grandes proporções. 

De acordo com o Climatempo, uma grande frente fria deve atingir o Brasil nos últimos dias de inverno e iní­cio da nova estação. Embora haja muita expectativa para chuva, os volumes estimados são baixos e não devem ocorrer por muitos dias. 

Mato Grosso do Sul pode ter pancadas de chuva na quinta-feira (17) em alguns locais da fronteira com o Paraguai. No sábado (19) as áreas de instabilidade ganham força na região sudoeste, e no domingo (20) se estende para alguns pontos da região pantaneira. Acumulados um pouco maiores são esperados para a segunda-feira (21) final de tarde e noite, desta vez atingindo também as regiões centro-norte e leste. 

Apesar de ser uma frente fria, os impactos em Mato Grosso do Sul serão de temperaturas um pouco mais amenas que as atuais e uma melhora na umidade relativa do ar a partir de domingo. Antes disso, a massa de ar quente e seco deve se intensificar em todas as áreas.  

O Climatempo destaca que as indicações de volume de e posicionamento de chuva podem se alterar com o passar dos dias, sendo necessário acompanhamento para confirmação de tendáncia. 

Terça-feira de tempo firme

Os dias quentes influenciados por uma grande massa de ar seco que predomina sobre o Paí­s devem se repetir ao longo desta semana. A terça-feira (15) em Mato Grosso do Sul será de céu claro a parcialmente nublado, especialmente na região sul que terá bastante nuvens neste dia. 

A umidade relativa do ar fica elevada na região sudoeste no iní­cio do dia, mas cai bastante ao longo do dia se igualando as demais áreas do Estado. A variação para este dia será de 90% a 10%, considerado estado de emergáncia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Ingerir muito lí­quido, umectar ambientes com aparelhos, reservatórios de água ou até mesmo toalhas molhadas, evitar exposição direta ao sol, fazer refeições leves, evitar banhos quentes que ressecam a pele, usar hidratantes corporais, redobrar atenção com crianças e idosos, estão entre as recomendações para aliviar o desconforto nos dias secos.  

As temperaturas seguem elevadas, e a variação estimada para Mato Grosso do Sul neste dia é de 17°C a 38°C. Confira abaixo a mí­nima e a máxima previstas pelo Climatempo para a Capital e algumas cidades sul-mato-grossenses. 

Fonte: Mireli Obando, Subcom

2020-09-15 09:09:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.