26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Fomento ao cooperativismo em MS atrai investimentos e dá competitividade ao produtor rural

A ação do Governo do Estado, realizada por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) para fomentar a cultura do cooperativismo entre os produtores rurais de Mato Grosso do Sul tem ampliado a atuação de novas cooperativas no Estado e atraí­do investimentos dessas organizações em estruturas e serviços voltados í s necessidades do pequeno, médio e grande produtor rural.

No dia 11 de julho, em Sidrolândia, o superintendente de Meio Ambiente, Ciáncia e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta, da Semagro, representou o governador Reinaldo Azambuja na inauguração de mais um investimento da CooperAlfa (Cooperativa Agroindustrial Alfa), em Mato Grosso Sul.

A cooperativa de Chapecó (SC) inaugurou uma loja de produtos agropecuários, galpão para a armazenagem de insumos e o refeitório em Sidrolândia. O investimento da CooperAlfa nas instalações com 2,4 mil metros quadrados de área construí­da de instalações foi de R$ 6 milhões. A organização tem quatro unidades de armazenamento de grãos em Mato Grosso do Sul com capacidade para armazenar 1,5 milhão de sacas.

“O cooperativismo é o caminho para alavancar o desenvolvimento do pequeno produtor. Em Mato Grosso do Sul, o governo do Estado trabalha para viabilizar agricultura familiar, entregando máquinas e equipamentos, mas entendemos como fundamental o incremento da cultura do cooperativismo no Estado. A chegada da CooperAlfa é importante para Sidrolândia, pois é uma região com potencial para suí­nos e aves”, comentou o superintendente da Semagro, Rogério Beretta.

Também no dia 11 de julho, no perí­odo da manhã, a diretoria da CooperAlfa participou de reunião com o governador Reinaldo Azambuja e o secretário Jaime Verruck, da Semagro. Participaram do encontro o presidente da cooperativa, Romeo Beti; o 1º vice-presidente, Cládis Jorge Furlanetto; o 2º vice-presidente, Edilmar Wons e o ex-prefeito de Sidrolândia, Ari Basso.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, “a CooperAlfa é hoje a principal cooperativa vinculada í  Aurora e já está no planejamento da cooperativa um investimento no valor de R$ 200 milhões, a ser desembolsado ao longo de 10 anos, na implantação de uma unidade de produção de 10 mil leitões no Estado. Esse planejamento de investimentos foi reafirmado na reunião com o governador”.

A viabilização de investimentos na produção leitões e matrizes é fundamental para a ampliação da suinocultura em Mato Grosso do Sul e considerada estratégica pelo Governo do Estado. “E uma perspectiva importante para a cadeia produtiva de suí­nos no Estado. Hoje, o hoje o leitão vem de outros estados e precisamos suprir essa demanda de abate com produção local”, finalizou o titular da Semagro.

Fonte: Marcelo Armôa – Assessoria de Comunicação da Semagro

2019-07-23 07:57:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.