23 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Fiems e governo do Estado firmam parceria para desenvolver o programa MS Renovável

Foto: Assessoria/FIEMSAssessoria/FIEMS

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, participou nesta terça-feira (07/02) do lançamento do programa MS Renovável, que prevá incentivo í  produção de energia a partir de fontes renováveis em Mato Grosso do Sul. Criado pelo governo do Estado, o Plano Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção da Energia (MS Renovável) traça o diagnóstico do setor energético e as estratégias para atingir o potencial de oferta de energia renovável no Estado.

A cerimônia de lançamento foi realizada no auditório do Imasul, em Campo Grande, e contou com a presença de autoridades e representantes de entidades e empresas ligadas ao setor de energia.

Durante o evento, Longen e o governador Eduardo Riedel assinaram um termo de cooperação entre a Fiems, por meio do Senai, e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciáncia, Tecnologia e Inovação (Semadesc). O objetivo do acordo é desenvolver o programa MS Renovável, visando estimular a implantação e a ampliação de sistemas geradores de energia limpa. Também assinaram o terno de cooperação a Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores (Asumas) e a Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul).

Ao comentar sobre a parceria firmada, o presidente da Fiems destacou o alinhamento de interesses entre o poder público e a iniciativa privada, com vistas ao desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul.

â€œí‰ importante que o Estado esteja alinhado com os trabalhos que foram iniciados lá atrás. Leis foram criadas, aprovadas e debatidas com a sociedade. O governo do Estado tem avançado em uma linha em direção ao futuro. A Fiems com muito orgulho lidera essa expansão do mercado na área de ESG, e cada vez mais precisamos investir e reconhecer a necessidade do Estado e da sociedade de estarem envolvidas no mesmo projeto”, declarou Longen.

A programação da cerimônia contou com a demonstração de trás casos de sucesso na área de energia limpa. O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, apresentou um resumo da atuação da entidade no setor de energias renováveis, por meio de pesquisas e desenvolvimento de produtos, além de consultorias especializadas a empresas de todos os portes. Já o titular da Semadesc, Jaime Verruck, fez uma sí­ntese do planejamento estratégico do governo do Estado e apresentou indicadores econômicos que colocam Mato Grosso do Sul em destaque no cenário da matriz energética nacional.

O governador Eduardo Riedel disse que o Estado está no caminho certo quando o assunto são energias renováveis.

“A visão que queremos passar ao mercado é que em Mato Grosso do Sul temos uma linha de desenvolvimento extremamente vigorosa, é um Estado que fez o seu dever de casa no que diz respeito a equilí­brio fiscal e capacidade de crescimento. Mais do que uma questão de responsabilidade socioambiental, estamos agregando valor í  economia de Mato Grosso do Sul. í‰ isso o que estamos construindo, e os exemplos apresentados hoje aqui deixam isso muito claro”, concluiu o governador.

Sobre o MS Renovável

O programa MS Renovável tem como objetivo estimular a implantação e ampliação de sistemas geradores de energia em Mato Grosso do Sul, a partir de fontes renováveis, como eólica, termossolar, fotovoltaica, pequenas centrais hidrelétricas, biomassa, biogás, hidrogánio, entre outras fontes alternativas.

Segundo o governo do Estado, Mato Grosso do Sul tornou-se referáncia nacional na produção de energia solar, térmica – a partir da biomassa – e do biogás. Esse cenário requer a manutenção de esforços para diversificar a matriz elétrica e incentivar a geração e distribuição de energia a partir de fontes renováveis.

2023-02-07 16:25:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.