29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Estado se prepara para receber quarto lote de vacina contra Covid 19 essa semana

A quarta remessa da vacina do Coronac chega até o final desta semana a Mato Grosso do Sul, garante o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, que afirmou que o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) comunicou aos secretários estaduais de Saúde, nesta segunda-feira (1º), que o Ministério da Saúde deve liberar 3,2 milhões de doses vacina da Coronavac até a próxima sexta-feira (5).

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, caso se concretize, o Estado já tem expertise na distribuição de doses para os municí­pios. “Fizemos essa distribuição em menos de 24 horas e isto colocou o nosso Estado em primeiro lugar na distribuição de doses no paí­s. Então, assim que o Ministério da Saúde fizer a distribuição na sexta-feira (5), haveremos de acionar a nossa logí­stica para enviar as novas remessas das vacinas aos municí­pios até sábado (6)”.

Por ora, ainda não se sabe o quantitativo de doses a ser encaminhado pelo Ministério da Saúde ao Estado, mas espera-se que sejam suficientes para finalizar a imunização dos profissionais de saúde e dos idosos acima de 80 anos, e há probabilidade que se inicie na próxima semana, a imunização de idosos acima de 60 anos.

Geraldo Resende ainda afirmou que entrou em contato com diversos secretários municipais onde cobrou agilidade no processo de imunização, principalmente, para aqueles municí­pios que possuem população indí­gena aldeada. “Quero que os municí­pios que tám essa população melhorem a performance de vacinação nas aldeias. Em paralelo, tenho procurado conversar com os todos os municí­pios para resolver questões pontuais para que nós possamos garantir eficiáncia no processo de aplicação de doses assim como somos na distribuição das doses”.

Lançado na manhã desta segunda-feira (1º), o Vacinômetro MS, apontou que das 190.746 enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado, Corovac e Astrazeneca, já foram aplicadas 46.152 doses que corresponde 20.39% dos imunizados do grupo prioritário da primeira fase da Campanha de Vacinação Contra í  Covid-19. Há ainda, um indicador que mostra o percentual de vacinados em relação í  população geral de Mato Grosso do Sul, o í­ndice é de 1,64%.

Fonte: Rodson Lima, SES

2021-02-02 08:07:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.