ESF do Mangay faz ação preventiva ao câncer em Amambai

Atividade dentro do contexto do “Outubro Rosa”, teve atendimento “dia de beleza”, sorteio de brindes, coleta de preventivo e exame das mamas.

Vilson Nascimento

Nesse mês de outubro, mês dedicado a prevenção do câncer de mama, o chamado “Outubro Rosa”, os postos de saúde de Amambai desenvolveram ações visando orientação e a prevenção à doença.

No ESF (Estratégia Saúde da Família) ou “Posto de Saúde” da Vila Mangay, o trabalho de orientação e atendimento relacionado a doença é permanente, mas na segunda-feira, dia 22, a programação em relação ao Outubro Rosa foi especial.

Com decoração especial das instalações, chamando a atenção para a questão, os profissionais de saúde que atuam na unidade atenderam 56 mulheres da Mangay e vilas circunvizinhas assistidas cotidianamente pelo ESF, com coleta de preventivo, O(colo uterino), exame clínico de mama  e orientações sobre o câncer de mama, seus malefícios e como se prevenir em relação a doença.

Com o objetivo de difundir ainda mais o Outubro Rosa, fortalecendo a importância e o significado da data na memória da comunidade assistida para a necessidade da prevenção, a equipe do ESF da Mangay, com apoio de parceiros também realizou atividades paralelas ao atendimento, como sorteio de brindes, por exemplo.

Uma parceria com o Salão de Estética Inovare possibilitou às mulheres que estiveram na unidade de saúde a passarem por um “dia de embelezamento”.

Com apoio das empresas, Ciclo Center, Casa Matos, Combate Saraiva, Fernandes Calçados, Mercado Cardoso, Móveis Fragoso, Móveis Gazim, Livrada Confecções, da Neide Cabelereira e dos vereadores, Janete Córdoba e Luciano dos Santos Maurício, o “Tiane”, a equipe do ESF da Vila Mangay também promoveu momentos de descontração, com sorteio de inúmeros brindes entre as mulheres assistidas pela unidade de saúde.