33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Em workshop da Aneel, Reinaldo Azambuja apresentará modelo inovador para aumentar oferta de energia em MS

Com o objetivo de apresentar um modelo inovador de Mato Grosso do Sul para aumentar oferta de energia elétrica, o governador Reinaldo Azambuja aceitou o convite do diretor da Aneel (Agáncia Nacional de Energia Elétrica) Hélvio Neves Guerra para participar do 2° Workshop Inventário Hidrelétricos Participativos, que será realizado nos dias 23 e 24 de setembro, com a presença do ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Guerra fez questão de entregar o convite pessoalmente, nesta quinta-feira (16), em audiência na governadoria.

“A razão principal do convite para o governador Reinaldo Azambuja é o fato de que esse processo todo dos inventários das usinas hidrelétricas foi iniciado aqui em Mato Grosso do Sul. Então, a participação dele é muito importante para que apresente um depoimento de como isso aconteceu, quais foram os benefí­cios do Estado com esse tipo diferente de fazer inventários hidrelétricos. Essa é a razão do convite, que o governador aceitou. Ele vai participar do evento para que possa mostrar para outros estados que benefí­cios podem obter”, contou o diretor.

No encontro, Reinaldo Azambuja conversou com o Hélvio Guerra também sobre os desafios que o Brasil está enfrentando com a pior seca dos últimos 91 anos e a importância da ampliação de oferta de geração de energia elétrica.

De acordo com o secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o inventário participativo foi desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Aneel na bacia do Rio Pardo facilitando investimentos para a ampliação da geração de energia elétrica.

“O convite da Aneel foi para que a gente possa participar do seminário mostrando como foi a experiáncia de Mato Grosso do Sul e como ela foi inovadora, inédita naquele momento, e como essa experiáncia pode ser ampliada e virar investimentos hidrelétricos no Estado, contribuindo para aumentar a oferta de energia elétrica. Mato Grosso do Sul tem um procedimento que avançou muito rapidamente e que concilia o interesse do empreendedor, o interesse ambiental – que é questão fundamental nesse processo -, e o interesse de aumentar a oferta de energia elétrica”, explicou Verruck. 

Mato Grosso do Sul também tem se destacado no incentivo ao uso de energias limpas e renováveis. Entre os projetos em execução no Estado está o Ilumina Pantanal, que está levando energia elétrica, principalmente por meio de painéis solares fotovoltaicos, para cerca de cinco mil pessoas que vivem em áreas remotas do bioma e que não contavam com o serviço.

Além do governador Reinaldo Azambuja, do secretário Jaime Verruck e do diretor da Aneel Hélvio Neves Guerra, a reunião desta quinta-feira contou com as presenças das assessoras da Agáncia Larissa Mamed Bomfim Brandini e Ludimila Lima da Silva.

Serviço – O workshop será realizado de forma hí­brida, com participações presenciais e remotas, como medidas de biossegurança. A participação do governador Reinaldo Azambuja será por videoconferáncia, no dia 23, na abertura (das 13h í s 14h, no fuso horário de MS), e na Mesa de Debate ;Referáncias em Inventários Hidrelétricos Participativos – avanços obtidos;, das 14h45 í s 16h30 (MS).

Já o secretário Jaime Verruck participará da Mesa de Debate ;Como Operacionalizar o desenvolvimento de inventários participativos? – parte 1;, no dia 24, das 13h í s 15h15 (MS). 

O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da Aneel no Youtube: www.youtube.com/aneel.

Fonte: Paulo Fernandes, Subcom

2021-09-16 23:21:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.