29.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Em 6 dias, aldeias de MS registraram mais de 150 novos casos de Covid-19

Nos últimos seis dias, 158 indí­genas foram infectados por coronaví­rus em Mato Grosso do Sul. Além disto, dos 34 DSEIS (Distritos Sanitários Especiais Indí­genas) brasileiros, MS é o com maior número de casos de coronaví­rus nas aldeias.
De acordo com a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indí­gena), 3.894 indí­genas sul-mato-grossenses contraí­ram Covid-19 até esta quinta-feira (14). Destes, 90 permanecem infectados pelo ví­rus.

Outros 10 casos aguardam resultado dos exames e seguem como suspeitos. Conforme o boletim da Sesai, 78 indí­genas de MS faleceram devido ao coronaví­rus.

Entretanto, levantamento da Apib (Articulação dos Povos Indí­genas do Brasil) apontam que MS possui 100 mortes nos povos indí­genas. Assim, o estado é o terceiro do paí­s com maior concentração de ví­timas da Covid-19 nas aldeias.

Demissões na Saúde indí­gena

Mesmo com aumento de casos de coronaví­rus no Estado, inclusive nos povos indí­genas, profissionais de Saúde foram demitidos. Ao todo, 17 profissionais que atendem indí­genas de Dourados, a 229 km de Campo Grande, foram desligados das atividades.

O caso foi exposto após denúncia do Apib, em 5 de janeiro. Em publicação, foi lembrado que o Polo Base de Dourados registrou os primeiros casos de coronaví­rus entre povos Guarani e Kaiowá. Além disto, a região também teve os primeiros óbitos desta população.

De acordo com a Articulação, este é “um caso de racismo institucional, pois os profissionais demitidos são, principalmente, indí­genas que atuam na saúde indí­gena”. Entre os desligados, está a enfermeira Indianara Kaiowá, que era coordenadora técnica do Polo Base.

Fonte: Midiamax

2021-01-15 09:52:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.