32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Em 5 dias, 2021 já tem mais mortes do que os 4 primeiros meses da pandemia no MS

Em apenas cinco dias, Mato Grosso do Sul já registrou mais mortes por coronaví­rus em 2021 do que nos quatro primeiros meses de pandemia. Foram 102 óbitos causados pela doença do primeiro dia do ano até esta terça-feira (05).

Segundo levantamento da SES (Secretaria de Estado de Saúde), nos quatro primeiros meses de pandemia foram registradas 90 ví­timas fatais do coronaví­rus. De acordo com o último boletim da SES, o Estado possui 2.431 mortes por Covid-19.

Assim, no primeiro dia do ano foram registrados 18 óbitos, em 2 de janeiro mais 13 foram confirmados. Além deles, outras 12 mortes foram registradas no dia 3 deste más, 26 no dia 4 e nesta quinta-feira (05), outras 33 pessoas foram ví­timas da doença.

Apesar de serem apenas cinco dias, o total de mortes supera a soma de quatro meses de mortes em MS. A primeira ví­tima de coronaví­rus no Estado foi registrada em março, sendo a única do más. Em abril, oito pessoas morreram de Covid-19.

Seguindo o calendário, em maio 11 sul-mato-grossenses foram ví­timas da doença. Por fim, em junho foram registrados 70 óbitos causados pelo coronaví­rus no Estado.

Apesar de Campo Grande registrar maior concentração das mortes, sendo 1100 ví­timas até esta terça-feira (05), o interior de MS lidera a taxa de letalidade. Entre as cidades com maior letalidade causada pela doença, está Japorã, com 12% de í­ndice.

Menos mortes, mais letalidade

Os dados foram divulgados no Boletim Epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), nesta terça-feira (05). Segundo análise realizada pelo Jornal Midiamax, das dez cidades com maior í­ndice de letalidade no MS, nove são do interior. Além disto, trás municí­pios são novos no ranking de maior letalidade do Estado.

Lembrando que a taxa é calculada em relação aos óbitos confirmados em cada municí­pio. Neste sentido, Japorã registrou letalidade de 12%. Ou seja, o municí­pio, que possui 25 casos de coronaví­rus, já contabiliza trás mortes causadas pela doença.

Já no segundo lugar existem duas cidades empatadas, ambas com 4,3% de letalidade para o coronaví­rus. Então, uma delas é Rio Verde de Mato Grosso, que manteve o posto de segunda colocada. O municí­pio possui 23 mortes e 538 casos confirmados da doença.

Assim, a outra com 4,3% de í­ndice é Bela Vista. A cidade registrou 164 casos da doença, entretanto, sete pessoas já faleceram devido ao coronaví­rus.

O terceiro lugar também ficou empatado entre dois municí­pios. Na mesma posição do ranking anterior, Jardim subiu o í­ndice de letalidade para 3,6%. Na cidade, 527 pessoas já foram infectadas por coronaví­rus. Então, 19 faleceram por complicações da doença.

Estreando no ranking de letalidade por coronaví­rus, Alcinópolis possui 55 casos confirmados da doença. Assim, com taxa de 3,6%, houveram duas mortes registradas na cidade.

Fonte: Midiamax

2021-01-06 09:44:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.