“Dona Maria”; um exemplo a ser seguido

Mãe de 12 filhos, todos criados de forma humilde, mas com conduta ilibada, ela é o reflexo de uma geração que valorizava a família.

Vilson Nascimento

Em sessão solene realizada na semana passada em homenagem às mulheres em decorrência do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o vereador Luciano dos Santos Maurício, o “Tiane”, homenageou uma pessoa muito especial, sua mãe.

Maria dos Santos Mauricio, a “dona Maria” sempre fez questão de manter viva a origem e a vida humilde e é um exemplo de vida e valor à família.

Hoje com 68 anos e casada desde os 14 anos de idade com José Júlio Maurício, o “Seu Zé Bila”, dona Maria teve 12 filhos (dois in memória) e criou todos com conduta ilibada, com vida dedicada à família e a seus trabalhos cotidianos.

Conheça um pouco da história de dona Maria Maurício

Maria dos Santos Mauricio, 68 anos, nasceu em 13 /05/1951 em Itabunas, estado da Bahia.

Aos 8 anos de idade seus pais se mudou para Rancharia, estado de São Paulo, onde permaneceram por 2 anos e então resolveu retornar ao  estado Bahia.

 Pouco tempo depois o casal retornou para São Paulo, onde passou a morar em uma fazenda em Rancharia, foi onde ela conheceu José Júlio Maurício e se casou com apenas 14 anos de idade.

A partir daí dona Maria e seu Zé Bila parraram a tocar suas vidas e se mudaram para Martinópolis, também no estado de São Paulo.

Sempre trabalhando na roça Maria foi mãe ainda muito nova, aos 15 anos, no estado de São Paulo onde nasceram três de seus doze filhos.

Em 1970 o casal se mudou para o estado de Mato Grosso do Sul, passando a morar na Fazenda alegrete, no município de Amambai, onde teve mais 9 filhos.

Sempre trabalhando na roça para ajudar o esposo no sustento da família, dona Maria e seu Zé moraram por 24 anos na Fazenda Alegrete.

Em 1994 se mudaram para a cidade, em Amambai onde reside até hoje. Com 54 anos de casados, dona Maria e seu Zé viram a família crescer, sempre mantendo os costumes da origem humilde. Hoje são 30 netos, 7 bisnetos, 8 noras, 2 genros.