26.5 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

DOF apreende mais de uma tonelada de droga em comboio de contrabando e descaminho; 11 pessoas foram presas

Nove veí­culos foram apreendidos com materiais irregulares e um na função de batedor. o carro com droga saiu da pista e o condutor fugiu.

Fotos: Assessoria O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreendeu na manhã desta quarta-feira (15/06) mais de mil quilos de droga em um Citroen/C4 que seguia em comboio com nove carros carregados com cigarros contrabandeados do Paraguai, pneus, acessórios e roupas. Outro veí­culo com trás pessoas foi apreendido realizando a função de batedor. Ao todo 11 pessoas foram presas e duas conseguiram fugir.  

Os policiais faziam patrulhamento próximo ao distrito de Vista Alegre quando deram ordem de parada ao comboio que não obedeceu e dispersou. Um das equipes do DOF conseguiu realizar a abordagem a dois veí­culos com pneus e cigarro. O condutor do terceiro carro carregado com mais de 1500 pacotes de cigarro abandonou o veí­culo e fugiu. 

Em apoio í  primeira, uma segunda equipe do DOF conseguiu interceptar o comboio próximo a Maracaju. Durante o bloqueio foram apreendidos sete veí­culos. O condutor do Citroen carregado com 1.082 quilos de maconha não obedeceu í  ordem de parada e durante acompanhamento da rodovia saiu da pista e adentrou em meio a uma plantação de milho, abandonando o carro e fugindo a pé.

Nos outros automóveis foram encontrados diversos fardos de roupas e óculos, pneus e cigarros contrabandeados do Paraguai. Trás pessoas que seguiam em um VW/Gol e faziam a função de batedores foram presos. Uma mulher afirmou aos policiais que o namorado dela seguia no veí­culo carregado com droga. 

O diretor do DOF, Coronel Wagner Ferreira da Silva, afirmou que esta ação demonstra mais uma vez o vinculo entre as redes criminosas, tanto do contrabando e descaminho, quanto do tráfico de drogas. 

â€œí‰ uma complexa rede que compartilha sua cadeia logí­stica e execução e isso deixa um rastro de sangue por onde passa, levando até os grandes centros a violáncia e insegurança, fazendo com que os criminosos compartilhem a lucratividade da inserção de ilí­citos no Brasil”, enfatizou o Coronel Wagner. 

Os materiais apreendidos, avaliados em aproximadamente RS 2.7 milhões foram entregues í  Defron (Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira), Polí­cia Federal de Dourados e Receita Federal de Ponta Porã. 

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas no telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Fonte: Assessoria

2022-06-16 16:42:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.