32.8 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Dia mais frio do ano tem temperatura negativa e geada forte em MS

O dia mais frio de 2019 em Mato Grosso do Sul teve geada em pelo menos dez municí­pios das regiões sul e fronteira e temperatura de 0 grau no ar e de até 3 graus negativos no orvalho. A cidade mais fria, segundo levantamento feito pelo Campo Grande News com base em dados das estações automáticas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) foi Rio Brilhante, na região de Dourados. A geada se forma quando a temperatura na superfí­cie fica em torno de 0ºC. Segundo a Embrapa, vários outros fatores, além da temperatura, influenciam a ocorráncia de geadas, como a topografia e a exposição do terreno, ou seja, baixadas e áreas voltadas para o sul são mais sujeitas ao fenômeno.

Termômetro na Hayel Bom Faker registrava 3 graus í s 5h40, mas temperatura caiu ainda mais í s 6h (Foto: Helio de Freitas) 

Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande, também se destacou entre as mais frias. A temperatura na cidade da fronteira foi de 1 grau no ar e de 3 graus negativos na relva, com formação de geada de forte intensidade.

Em Dourados, a 233 km da Capital, a temperatura mí­nima foi de 0,9 grau í s 6h15. Também geou forte na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, segundo o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste.

O municí­pio de Amambai, a 366 km de Campo Grande, foi outro castigado pelo frio e a geada neste sábado (7). O Inmet registrou mí­nima de 0.1 grau no ar e 2.7 graus negativos no orvalho.

Sete Quedas, também na fronteira com o Paraguai, é outra entre as mais frias em MS. A cidade teve temperatura de 1 grau no ar e -2.3 no orvalho.

A cidade de Ivinhema teve 4.2 graus no ar e -0.5 no orvalho. Jardim, no sudoeste do Estado, teve mí­nima de 4.1 no ar e 3 graus no orvalho. Maracaju registrou mí­nima de 2.9 no ar e 0.3 no orvalho.

Rio Brilhante, 166 km da Capital, foi ainda mais fria que Dourados. Segundo a Embrapa Agropecuária Oeste, a mí­nima na cidade foi de 0,6ºC í s 5h45. O municí­pio também foi atingido por geada de forte intensidade.

Grama coberta por gelo í s 6h30 no Parque Rego D”ígua, região sul de Dourados (Foto: Helio de Freitas) 

Fonte: Campo Grande News

2019-07-06 08:28:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.