14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Dia do Livro: ACAL participa de atividades no Rotary em Amambai

A Academia Amambaiense de Letras(ACAL) apresentou o trabalho literário que tem sido desenvolvido no municí­pio para os membros do Rotaty Club. O encontro foi realizado nesta segunda-feira, 29 de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional do Livro.

Durante o evento, o presidente da ACAL,  escritor Rogério Fernandes Lemes, falou sobre a importância da leitura, além de explicar como funciona e é formada a Academia no municí­pio.  Na oportunidade, o Rotary Club de Amambai firmou uma parceria literária com a Academia, fornecendo apoio para futuros eventos, como concurso, saraus, lançamentos de livros, entre outros.  O escritor também realizou a entrega de um certificado de amigo da ACAL ao Rotary de Amambai.

A Academia Amambaiense de Letras foi lançada oficialmente no dia 26 de setembro, durante a programação das comemorações de aniversário do municí­pio. Desde então, a academia despertou, em muitos escritores de Amambai, o interesse de produzirem ou lançarem livros. “A Academia movimentou esses escritores. Na minha avaliação, a Acal já tem cumprido a sua função que é a produção literária, o nascimento de novos autores e tudo isso fomenta e fortalece a literatura local. í‰ impressionante o potencial literário que o municí­pio de Amambai possui”, ressalta Rogério.

O presidente do Rotary Club em Amambai, Edmilson Sanches Maciel, destacou a importância do trabalho da academia para a produção de conhecimento e incentivo í  leitura e fez um convite para o lançamento da obra literária, “Celebrando a Vida 1918-2018”, uma biografia de Ernesto Vargas Baptista, que além de rotariano já foi prefeito de Amambai.

O evento, que será organizado pela ACAL e conta com a parceria do Rotary, Câmara Municipal, UEMS, Editora Biblio e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, acontece neste sábado(3), í s 16h, na Câmara Municipal.

O grupo dos fundadores da ACAL é formada por 20 escritores: Rogério Fernandes Lemes (o idealizador), José Carlos da Silva, Ailton Salgado Rosendo, Dorineide Macedo Nunes Prado, Odil Cléris Toledo Puques, Albertino Fachin Dias, Cleber de Araújo Arantes, Ricardo Pallaoro, Viviane Scalon Fachin, Aldair Lucas Carvalho, Edirley Viana Vieira, Almiro Pinto Sobrinho, João Urague Filho, José Carlos de Oliveira Robaldo, Ramão Ney Magalhães, Diobelso Teodoro de Souza, Daniel Sabino, Iolete Moreira, Maria Margareth Escobar Ribas Lima e Christian Pissini Espí­ndola.

Para quem deseja conhecer o trabalho da ACAL, tirar dúvidas sobre publicação de livros pode entrar em contato pelo [email protected], ou ainda pela fan page facebook.com/acalamambai. A Academia Amambaiense de Letras fica situada na Biblioteca Municipal de Amambai.

Raquel Fernandes/ Grupo A Gazeta

Rotary de Amambai recebe certificado de amigo da ACAL 

2018-11-01 08:22:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.