27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Desde 2015, Funtrab encaminhou mais de 497 mil pessoas ao mercado de trabalho em MS

Foto: DivulgaçãoEm Mato Grosso do Sul, parceria da Funtrab (Fundação Estadual do Trabalho) com empresas privadas encaminhou mais de 497 mil pessoas ao mercado de trabalho em seis anos, de 2015 a 2021. O saldo consta no balanço divulgado neste 1° de maio para celebrar o Dia do Trabalhador.

No perí­odo analisado, 107,8 mil trabalhadores conseguiram emprego com apoio da Fundação. Foram 143 mil vagas oferecidas em seis anos e 7,4 mil pessoas qualificadas. Ao todo, a Funtrab fez 2,3 milhões de atendimentos, tanto na agáncia de Campo Grande quanto nas 32 casas do trabalhador instaladas no interior do Estado.

Para o governador Reinaldo Azambuja, a atuação da Funtrab é um direito do trabalhador garantido pelo Estado através de uma gestão organizada e dinâmica, que dá segurança aos empresários e investidores, que geram oportunidades e movimentam o mercado de trabalho.

“Mesmo atravessando perí­odos difí­ceis como a recessão de 2015 e 2016 e também a pandemia de covid em 2020 e 2021, estamos mantendo um quadro positivo de empregos. Esse é um resultado que deve ser celebrado, pois mostra a dinâmica e a força da nossa economia e os avanços do governo na manutenção da oportunidade de trabalho”, destacou o governador.

Conforme o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Previdáncia, de 2015 a 2022 1.776.055 trabalhadores foram admitidos em Mato Grosso do Sul.

Para o diretor-presidente da Funtrab, Marcos Derzi, esse resultado na geração é reflexo de uma polí­tica econômica vitoriosa, dinâmica e diversificada, “que incentivou e atraiu a implantação de novas empresas – só em 2021 foram abertas 51.705 novas empresas no Estado – que geraram milhares de novos empregos, ampliando a matriz econômica do Estado no grande grupamento de atividade econômica: agropecuária, comércio, construção civil, indústria serviços”.

Cidadão em atendimento na Funtrab de Campo Grande (Foto: Bruno Rezende)

Da intermediação da mão de obra í  qualificação profissional

Com 19 anos de atuação em Mato Grosso do Sul, a Funtrab foi criada em 2003 para atuar no desenvolvimento dos trabalhadores e do mercado de trabalho, contribuindo assim para o crescimento socioeconômico do Estado.

Entre os serviços oferecidos pela Fundação estão a intermediação da mão de obra, com captação de vagas junto aos empregadores e encaminhamento dos trabalhadores para as vagas abertas; habilitação do seguro-desemprego; emissão de carteira de trabalho; oferecimento de qualificação social e profissional; e oferta de microcrédito.

A Funtrab atua ainda na orientação profissional para entrevistas de emprego, elaboração de currí­culos e palestras. Pelo setor de serviço social, a Fundação atende trabalhadores desempregados com pouca ou nenhuma qualificação profissional, baixa escolaridade, acima de 40 anos, idosos e pessoas com deficiáncia (PcD).

Na área da qualificação, a Fundação atua para promover o aperfeiçoamento dos trabalhadores, oferecendo cursos como atendimento ao público, técnicas e práticas Administrativa, informática básica, marketing pessoal e profissional, escrita para o mundo do Trabalho e empreendedorismo feminino, entre outros.

Para dinamizar o mercado, ainda é prestado serviço na área economia solidária, onde a Fundação apoia a organização de empreendimentos solidários em Mato Grosso do Sul, como cooperativas ou associações, assessorando e acompanhando grupos produtivos e fomentando o acesso deles ao mercado, por meio de pontos fixos de comercialização, em regiões estratégicas do Estado.Agáncia na Capital (Foto: Saul Schramm)

Fonte: Bruno Chaves/ Subcom

2022-05-02 09:26:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.