19.8 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Defesa Civil passa emitir alertas de desastres por WhatsApp; saiba como ativar

A ação é fruto de parceria da Defesa Civil Nacional, WhatsApp e Robbu.

Serviço enviará avisos sobre perigo em regiões de interesse dos usuários e dicas para se proteger (Foto: Pixabay)De tempos em tempos, chuvas em excesso causam tragédias em áreas de risco ou enchentes, causando mortes e desapropriações. A boa notí­cia é que agora será possí­vel receber alertas de desastres naturais via WhatsApp enviados pela Defesa Civil. Segundo Ministério do Desenvolvimento Regional, o serviço começam a vigorar a partir desde ontem (14).

O Brasil é o primeiro paí­s a ter este tipo de alerta enviado pela plataforma de mensagens. O envio de mensagens, via WhatsApp , poderá ser realizado pelas defesas civis estaduais e municipais de todo o paí­s por meio da plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), gerida pela Defesa Civil Nacional.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o WhatsApp, plataforma de mensageria privada que pertence í  Meta, e a Robbu, empresa especializada em soluções de automação de comunicações.

Os usuários interessados em receber avisos pelo aplicativo já podem enviar uma mensagem de “oi” para o número +55 (61) 2034-4611 e começar a interagir para se cadastrar.

Na conversa, é possí­vel compartilhar a localização atual ou qualquer outra para receber avisos sobre a região. O canal também será usado para enviar dicas de proteção, as melhores rotas de evacuação no caso de um desastre e alertas ativos em outros estados.

O número é um chatbot da Defesa Civil Nacional, isto é, uma espécie de robô que faz um atendimento automático. Assim que o serviço de alertas estiver funcionando, as pessoas cadastrados serão informadas pelo WhatsApp.

A comunicação pelo WhatsApp vai se juntar a SMS, Telegram, TV por assinatura e Google, também usados para comunicar desastres.

Fonte: EnfoqueMS

2022-11-15 23:33:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.