32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Decreto pode liberar arma para moradores das 4 maiores cidades de MS

Campo Grande, Dourados, Trás Lagoas e Corumbá devem ser beneficiados com a medida, já que possuem taxa de homicí­dios superior a dez mortos a cada 100 mil habitantes

Uma versão preliminar do decreto sobre a liberação da posse da arma de fogo foi divulgada nesta quinta-feira (10) pelo SBT e de acordo com o documento, moradores das quatro maiores cidades de Mato Grosso do Sul podem ter direito a ter arma em casa.

Conforme o documento, o governo federal vai flexibilizar a posse de armas de fogo para moradores de cidades violentas, de áreas rurais, servidores públicos que exercem funções com poder de polí­cia e proprietários de estabelecimentos comerciais . Após reunião com o presidente, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que a nova legislação pode ser publicada nesta sexta-feira .

De acordo com o texto, os interessados podem ter até duas armas em casa. A efetiva necessidade de possuir uma arma passa a incluir automaticamente os brasileiros que moram em cidades ou unidades da federação com taxa de homicí­dios superior a dez mortos a cada 100 mil habitantes.

Este é o caso das quatro maiores cidades de MS. Segundo o Atlas da Violáncia 2018, Corumbá, com cerca de 110 mil habitantes, registrou 22,9 mortes para cada 100 mil habitantes; assim como Campo Grande (885 mil habitantes), com taxa de 29,7; Trás Lagoas (119 mil habitantes) com taxa de 27,7; e Dourados (220 mil habitantes), que liderou com 31,6 mortes a cada 100 mil habitantes.

Também são contemplados com a posse arma de fogo os proprietários ou responsáveis legais por estabelecimentos comerciais, residentes em áreas rurais, além de servidores públicos que exercem funções com poder de polí­cia. Em todos os casos, são mantidas regras como a obrigatoriedade de ter 25 anos, demonstração de capacidade técnica para manusear o armamento, avaliação psicológica, entre outras exigáncias.

No caso de residáncias onde vivem crianças, adolescentes ou pessoas com deficiáncia mental, a nova legislação criará a obrigação de que o proprietário da arma tenha um cofre para guardá-la.

A flexibilização do acesso a armas de fogo foi uma das principais promessas de campanha de Bolsonaro. Ele também se comprometeu a facilitar o porte de armas, autorização dada para que uma pessoa possa transitar com o armamento.

Em entrevista no dia 3 de janeiro, Bolsonaro já havia sinalizado de que a definição sobre o que seria considerado efetiva necessidade para possuir uma arma de fogo passaria por mudanças já no primeiro más de governo.

Fonte: Dourados Agora

2019-01-11 09:30:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.