17.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

De olho em vaga no Pan-Americano, atletas de MS disputam a Copa Brasil e o Brasileiro Sub-17 de Wrestling

Foto: Osvaldo Aguilar/UWW

Lucas Castro, Fundesporte

Mato Grosso do Sul terá nove atletas participando do Campeonato Brasileiro Interclubes Sánior – Copa Brasil Aline Silva e do Campeonato Brasileiro Sub-17 de Wrestling neste fim de semana, dias 11 e 12 de março, em São Paulo (SP). Apoiados pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), os lutadores buscam classificação ao Campeonato Pan-Americano da modalidade. 

Organizados pela CBW (Confederação Brasileira de Wrestling), modalidade também conhecida como luta olí­mpica, os eventos terão disputas no Ginásio do Centro Esportivo Mané Garrincha, no Parque do Ibirapuera, nos estilos livre (feminino e masculino) e greco-romano (masculino).

A equipe sul-mato-grossense é liderada pelo técnico Agnaldo Pereira dos Santos, da academia RA Fitness & Combat, de Campo Grande. Segundo ele, as competições na capital paulista são porta de entrada para compor as seleções brasileiras da temporada e oportunidade para os atletas mais experientes buscarem vaga í  Olimpí­ada de Paris-2024. 

“São eventos muito acirrados, com os melhores atletas do paí­s na classe adulto, que além de garantir lugar no Pan, já podem definir os representantes para a qualificatório olí­mpico. Esperamos volta com medalha e classificações ao Pan-Americano”, projeta o Agnaldo, um dos beneficiários do Bolsa Técnico, programa do Governo de Mato Grosso do Sul coordenado pela Fundesporte. O Pan-Americano da categoria sánior acontecerá na Argentina, de 3 a 7 de maio. Já o sub-17 terá o México como paí­s-sede, entre os dias 23 e 25 de junho deste ano. 

Esta será a primeira participação nacional de Julia Paolon, atleta de 15 anos que vai encarar o Brasileiro Sub-17. Antes de chegar ao wrestling, a sul-mato-grossense treinou jiu-jitsu e é uma das apostas do técnico Agnaldo Santos. “Esse é um pontapé inicial e um teste para Julia, que tem bastante potencial e vai nos ajudar muito. í‰ um bom evento para começar essa trajetória no wrestling e se destacar nas demais competições ao longo do ano”, afirma o técnico. 

O CBI Sánior – Copa Brasil Aline Silva também marca o retorno de Assí­ria Daniela Silva. A atleta multicampeã de 22 anos ficou longe dos tapetes por pouco mais de um ano, após romper o LCA (ligamento cruzado anterior) do joelho direito no final de 2021, passar por procedimento cirúrgico e meses de fisioterapia. 

Confira a relação de atletas sul-mato-grossenses que participarão do CBI Sánior – Copa Brasil Aline Silva e do Campeonato Brasileiro Sub-17 em São Paulo (SP):

Amanda Lima Leal – estilo livre feminino sánior (57 kg)

Assí­ria Silva – estilo livre feminino sánior (53 kg)

Pedro Samuel Silva – estilo livre sánior (74 kg)

Paulo André Silva – estilo livre sánior (74 kg)

Marciel Martinez – estilo libre sub-17 (92 kg)

José Luiz Prado – estilo livre sub-17 (60 kg)

Heitor Arruda – estilo livre sub-17 (71 kg)

Luan Alves Cabral – estilo greco-romano sub-17 (55 kg)

Julia Paolon – estilo livre feminino sub-17 (57 kg)

2023-03-11 15:55:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.