Curso na ALMS ensina protocolo e etiqueta a cerimoniais de todo o Estado

Participantes vieram de todo Estado e o curso foi oferecido gratuitamente pela ALMS. Foto: Wagner Guimarães

Você sabia que existem regras para o posicionamento de bandeiras em eventos? Assim como quais são formas corretas de receber convidados e de etiqueta à mesa. Esses são alguns dos assuntos ensinados no curso de cerimonial, protocolo e etiqueta, promovido nesta sexta-feira (23) pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet.

O coordenador da Escola do Legislativo, Ben-Hur Ferreira, afirmou que a oportunidade reafirma a vocação do setor, que é capacitar o servidor. “Esse curso está proporcionando a capacitação de pessoas de diversos órgãos do Estado e isso é muito bom, nos estimula a fazer ainda mais como esse, que é um curso caro e aqui está sendo oferecido gratuitamente”, enfatizou Ben-Hur.

O curso foi ministrado por Severina da Silva, há 40 anos no cerimonial da ALMS


O curso foi ministrado pela gerente do Cerimonial da Assembleia Legislativa, Severina da Silva, que faz parte do setor há 40 anos, estando na chefia há 20. Ela explicou que cerimonial é quem define a sequência que será dada ao protocolo (regras e leis) e que a etiqueta é o conjunto das formalidades e valores de cada cultura.

“No Brasil se entrega um cartão de uma forma, no Japão de outra. São inúmeros protocolos a serem seguidos e os participantes puderam entender a importância de cada um deles nas realizações dos eventos, para que não saia nada de errado, pois sempre há uma direção a ser seguida”, disse Severina.

Foram mais de 40 pessoas inscritas, dentre elas a cerimonialista do Hospital Elmíria Silvério Barbosa, de Sidrolândia, Maiara Crepaldi. “Participei para aprimorar ainda mais meu trabalho, em que já exerço há quatro anos e mesmo assim sempre temos algo a aprender, ninguém sabe tudo e por isso é muito importante ter oportunidades como esta na Assembleia Legislativa”, elogiou.

Também foram ensinados sobre os temas de uso de trajes formais, etiquetas e posturas, preenchimento de fichas, uso de nomenclaturas, pronomes de tratamento, ordem de discursos e composição de mesa, conduta digital e ainda redação oficial de convites. O curso ocorreu durante toda manhã no Plenário Júlio Maia, com a parte teórica e terá continuidade durante a tarde desta sexta-feira, com a parte prática.

Fonte: Fernanda Kintschner