26.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Covid-19: Barreiras sanitárias fecham acesso a cidades da fronteira no Cone Sul de MS

Com o objetivo de amenizar os riscos de contágio da população em meio a pandemia de coronaví­rus, vários municí­pios da região de fronteira com o Paraguai, no Cone Sul de Mato Grosso do Sul, montaram barreiras sanitárias nas principais vias de acesso, para monitorar quem entra e quem sai das cidades. 

Em Aral Moreira, que apesar de ainda não ter registrado nenhum caso positivo da doença, decreto municipal também instituiu o uso obrigatório de máscara de proteção para toda a população e barreiras foram montadas pela Secretaria Municipal de Saúde nas duas principais vias de acesos í  cidade.

Barreira sanitária montada na MS-286 em Aral Moreira. (Fotos: Vilson Nascimento e Divulgação) 

Nas barreiras, uma na saí­da para a MS-286 que liga região do Taji e a cidade de Amambai e outra na MS-165, que liga Aral Moreira a Ponta Porã pela linha internacional, pessoas que não residem no municí­pio respondem um questionário detalhando o que vão fazer, o tempo que vão permanecer na cidade e os locais que vão frequentar no perí­odo em que tiverem em Aral Moreira.

Aral Moreira também adotou, em relação a seus muní­cipes, uma medida que já vem sendo aplicada por um bom tempo pelo setor de saúde da prefeitura no municí­pio vizinho de Coronel Sapucaia, que é em caso de pessoas moradoras na cidade, mas por algum motivo tenham que viajar para cidades que já tem casos positivos de covid-19 como Amambai, Ponta Porã e Dourados, por exemplo, ao retornarem, tem obrigatoriamente que cumprir quarentena, ou seja, não podem sair de casa por um perí­odo de 7 dias, quarentena esta que tem o monitoramento do setor de saúde das respectivas prefeituras.

Em Coronel Sapucaia

Em Coronel Sapucaia, municí­pio desde o iní­cio da pandemia até essa semana não havia apresentado caso suspeito de covid-019, além de determinar isolamento temporário de quem deixa a cidade e retorna, a barreira sanitária montada na MS-289, na saí­da para Amambai e principal via de acesso a cidade, só permite a passagem de pessoas não residentes se forem prestadores ou representantes de empresas que fornecem serviços e insumos considerados essenciais.

Barreira sanitária montada na MS-289 em Coronel Sapucaia.  

Em Paranhos

No municí­pio de Paranhos, que já teve registro de um caso positivo de covid-19, duas barreiras sanitárias fazem a medição de temperatura com emprego de termômetro digital e controlam de quem entra e sai na cidade.

Barreira sanitária montada na MS-295 e na MS-295 em Paranhos.  

Uma está situada na MS-295, saí­da para Amambai e Tacuru e outra na MS-160 que é de chão e liga Paranhos a Sete Quedas pela linha internacional que separa Brasil e Paraguai.

De acordo com a secretária municipal de saúde local, Flávia Medeiros Vilar, 85 pessoas estão sendo empregadas nas ações preventivas nas barreiras sanitárias em Paranhos.

São profissionais da educação, esporte e da Defesa, que atuam sob supervisão de profissionais da área de saúde e respaldo das polí­cias, Civil e Militar local.  

Em Sete Quedas

Em Sete Quedas, í  exemplo de Paranhos e Coronel Sapucaia,  cujas divisas secas com as cidades paraguaias lindeiras estão fechadas pelas forças de segurança do paí­s vizinho, a barreira sanitária, que além de controlar quem entra na cidade, também faz a medição de temperatura com emprego de termômetro digital, está situada na MS-160, que liga a cidade de Tacuru.

Sete Quedas já teve notificações de casos suspeitos, mas todos deram negativos para coronaví­rus durante testes laboratoriais.

Tacuru e Iguatemi

Em Tacuru, onde já foram registrados cinco casos positivos de covid-19, quatro tendo como pacientes pessoas de uma mesma famí­lia vindas de fora do Estado a passeio e um paciente local que havia mantido contato com os visitantes infectados, uma barreira sanitária foi montada pelo governo municipal na principal entrada da cidade para quem vem de municí­pios como Amambai e Iguatemi.

Barreira sanitária montada na MS-160 em Tacuru.  

Em Iguatemi, que já teve notificações, mas ainda não registrou nenhum caso positivo de covid-19, foram montadas quatro barreiras sanitárias, fechando as principais vias de acesso a cidade.

Uma das barreiras está localizada na MS-295, na saí­da para Tacuru, outra na MS-180, na saí­da para Jutí­, outra na MS-295, porém na saí­da para Eldorado e a quarta barreira foi montada na MS-386, que dá acesso í s cidades de Japorã e Sete Quedas.

Abaixo barreiras sanitárias montadas na região

Coronel Sapucaia

Aral Moreira

Paranhos

Sete Quedas

Tacuru

Iguatemi

Fonte: Vilson Nascimento/ Grupo A Gazeta

2020-06-02 09:28:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.