15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Confira dicas para economizar na hora de comprar o material escolar

Preço de itens como mochilas, cadernos e lápis compromete a renda das famí­lias e podem ter até 800% de diferença. (Foto: Procon MS)

EnfoqueMS

O preço dos materiais escolares é um assunto que preocupa os pais todos os anos, principalmente aqueles que tám mais de um filho na escola. Em 2023, segundo uma pesquisa realizada pelo Procon Estadual de Mato Grosso do Sul, alguns produtos como lápis de cor, caderno de 10 matérias, mochila e estojo chegaram a apresentar uma diferença de preços superior a 800% em estabelecimentos da capital sul-mato-grossense.Portanto, mais do que nunca, é importante que os pais pesquisem antes de garantir a lista completa de materiais necessários para o ano letivo.

Com o retorno das aulas na rede municipal marcado para o dia 8 de fevereiro em Campo Grande e da rede estadual para o dia 13 de fevereiro, listamos abaixo quatro dicas para quem quer poupar na hora das compras. Confira: 

1 – Reaproveite os produtos dos anos anteriores

í‰ claro que os pequenos adoram começar o ano letivo com materiais novinhos, recém saí­do das lojas, até mesmo para mostrar para os colegas. Mas é bem possí­vel reaproveitar materiais do ano anterior que ainda estejam em bom estado ou que não tenham sido utilizados; vale verificar os itens já disponí­veis na sua própria casa antes de fazer compras desnecessárias. E para agradar a todos, vocá pode repaginar alguns itens fazendo pequenos retoques, como encapando um caderno com uma estampa diferente ou colando adesivos de personagens do momento.

2 – Fique atento ao seus direitos 

O Procon, órgão de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, alerta para os materiais que podem ser cobrados pelas instituições de ensino. Conforme a Legislação Nº 12.886, produtos de uso coletivo como itens de limpeza e higiene, por exemplo, não podem ser exigidos pela unidade escolar e, portanto, não precisam ser adquiridos.

3 – Pesquise preços
Uma dica indispensável para economizar na hora das compras é estudar os preços antes de comprar. Em papelarias e lojas menores de bairro, por exemplo, o preço dos materiais escolares tende a ser mais elevado. Uma forma eficiente de driblar os preços abusivos é optar pelos atacarejos ou atacadistas. Nas unidades do Fort Atacadista — são 10 lojas apenas em Campo Grande —, itens como cadernos, lápis, borrachas e canetas estão com preços promocionais até o dia 13 de fevereiro.

4 – Compras coletivas

Outra dica para economizar é fazer compras coletivamente; afinal, quem tem filhos na escola acaba se aproximando de outros pais. Aproveite para compartilhar informações sobre preços e locais que podem ser mais baratos e sugira a compra coletiva.

2023-02-08 08:54:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.