23.5 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Cone Sul quer eleger pelo menos dois deputados estaduais em 2022

O resultado das eleições municipais do último dia 15 de novembro reflete absolutamente nos rumos que a polí­tica deverá tomar a partir de agora, com vistas í s eleições gerais de 2022. í‰ o processo natural, porém, requer análise apurada.

Mesmo alguns “torcendo o nariz” por considerarem prematuro discutir o assunto, os acontecimentos do momento permitem as conjecturas. Por isso, centralizamos essa leitura somente em relação í  região cone sul de Mato Grosso do Sul, que compreende 13 municí­pios, sendo eles, Naviraí­, Amambai, Caarapó, Itaquiraí­, Mundo Novo, Tacuru, Iguatemi, Coronel Sapucaia, Paranhos, Eldorado, Aral Moreira, Sete Quedas, Japorã e Juti. Juntos possuem uma população de 272.182 pessoas e 180.089 eleitores.

Em 24 de janeiro deste ano, uma triste notí­cia tomou conta do noticiário estadual. Foi o homicí­dio doloso que tirou a vida do ex-prefeito de Amambai por trás mandatos, Dirceu Lanzarini. í€ época, Dirceu era secretário especial de articulação polí­tica do Governo do Estado. Cargo semelhante ele havia ocupado nos governos de Zeca do PT e de André Puccinelli, provando que possuí­a total trânsito polí­tico junto í s principais lideranças de MS.

Recentemente, no último dia 13 de novembro outra notí­cia triste impactou os meios polí­ticos do Estado e, principalmente, da região cone sul. Morria o deputado estadual do slogan “Firme no que faz”, Onevan José de Matos, candidato a prefeito de Naviraí­ pelo PSDB. Como deputado foram 9 mandatos. O primeiro deles em 1978, logo após a criação de Mato Grosso do Sul, quando participou então da elaboração da 1ª Constituição da nova unidade da Federação. Em todas as legislaturas seguintes Onevan atuou em defesa dos municí­pios que frequentava assiduamente, tornando-se o maior representante da região no parlamento estadual.

Os dois episódios, distintos, descrevem, porém, que o cone sul perdeu, em menos de 10 meses, o seu principal deputado estadual e o grande representante dentro do Governo do Estado, Lanzarini, figura polí­tica emergente que seria o nome para buscar vaga para o câmara estadual na próxima eleição de 2022. Mas, nesta ópera, a região ficou sem “maestro” e os eleitores imediatamente apontaram a premente necessidade de se preencher a lacuna deixada pelo deputado Onevan.

A primeira suplente, ex-vereadora e ex-prefeita de Eldorado por dois mandatos Mara Elisa Navachi Caseiro (PSDB), foi empossada deputada, retornando í  Câmara Estadual após ficar longe da AL por 22 meses. Porém, Mara tem seu próprio eleitorado. Ela não substitui Onevan. Ocupa seu próprio cargo e espaço. Esta é a visão da maioria dos prefeitos dos municí­pios aqui listados. Aliás, todos ressentem que a região cone sul deve eleger, sempre, no mí­nimo dois deputados estaduais. Neste prisma fica a pergunta. Quem poderia bem representar a região cone sul e preencher a lacuna legislativa deixada por Onevan?

Analisando a performance legislativa, administrativa e ações executivas, eis que os articulistas polí­ticos do sul do Estado identificam pelo menos um nome. O mesmo já está sendo lembrado e apontado com absoluta tranquilidade, pois, foi vereador, prefeito e termina no próximo dia 31 de dezembro o seu segundo mandato consecutivo. Trata-se de Ricardo Fávaro Neto, de Itaquiraí­ e, conforme o resultado eleitoral de seu municí­pio, conseguiu eleger o seu sucessor.

Fávaro está encerrando seu mandato de prefeito com o mesmo gás que iniciou a primeira gestão em janeiro de 2013. Mais uma vez, lançando e executando obras, mantendo as finanças da Prefeitura em dia, nunca tendo atrasado os salários dos colaboradores do executivo municipal. Não é pouco afirmar que com competáncia, dinamismo e modernismo está deixando a máquina pública azeitada para o próximo prefeito eleito Thalles Tonazelli (DEM), devido justamente í  sua gestão eficiente e de resultados. Aliás, para eleger-se Tomazelli contou com o apoio e, sobretudo, o prestí­gio polí­tico de Ricardo Fávaro.

Portanto, devido ao talento polí­tico, compromisso com o seu municí­pio, por já ser conhecido como homem de ação, cumpridor de palavras e, sobretudo, por ter adotado novo estilo de administração, com perfil longe da polí­tica ultrapassada, Ricardo Fávaro torna-se, naturalmente, a mais nova expressão polí­tica não só de Itaquiraí­, mas da região cone sul, predicados que lhe permitem ser apontado como opção polí­tica para a próxima legislatura estadual. Ou alguém conhece outra liderança emergente com o mesmo perfil de Fávaro?. Os próprios articulistas respondem que, hoje, dificilmente, outro nome poderia ser apontado. Seria como procurar agulha em palheiro.

 Fonte: Roney Minella – Jornalista DRT/MS 1432

2020-11-20 15:08:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.